Projeto de resolução autoriza recomposição de blocos parlamentares na Alep
Os blocos parlamentares da Assembleia Legislativa do Paraná poderão sofrer alterações nos próximos dias. Para que isso seja possível, foi aprovado, em duas votações nesta quarta-feira (6), o projeto de resolução nº 6/2016, do deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia.
O projeto altera, por tempo determinado, o Regimento Interno da Assembleia e permite a recomposição dos blocos durante 30 dias depois da publicação da resolução. A alteração é uma consequência da PEC nº 91, de 18 de fevereiro de 2016, que permitiu aos detentores de mandato desligarem-se dos partidos pelos quais foram eleitos, na chamada “janela partidária”.
Com isso, a alteração constitucional de partido pode afetar a composição numérica das bancadas partidárias e blocos parlamentares, tanto com a constituição de novas lideranças ou ainda com a perda de parlamentares, afetando o número mínimo exigido para formação das lideranças. “Para que a gente possa fazer esse ajuste, há necessidade de apresentar projeto que possa adequar o nosso Regimento Interno. É um projeto de resolução que vai dar a oportunidade para essas adequações”, esclareceu Traiano.
O projeto de resolução foi aprovado em primeira discussão durante a sessão ordinária desta quarta-feira, com 37 votos favoráveis e nenhum contrário. Na sequência, uma sessão extraordinária foi realizada e o projeto foi aprovado em segunda discussão, agora com 40 votos favoráveis e nenhum contrário. Na mesma sessão os deputados aprovaram requerimento para dispensa de votação do projeto em redação final, uma vez que o mesmo não recebeu qualquer emenda, e desta forma ele já está agora apto a ser promulgado pela Mesa Executiva da Alep.
Os blocos parlamentares reúnem as representações de dois ou mais partidos sob liderança única. São necessários no mínimo quatro deputados para compor um bloco.
[podcast id=3523 /]
Notícias Relacionadas
Igreja Católica e lideranças religiosas do Paraná são homenageados na Assembleia Legislativa
Sessão solene teve como objetivo reconhecer a contribuição da Igreja Católica para a sociedade paranaense nas áreas social, educativa, cultural, missionária e de promoção da dignidade humana
Leia mais
Dia da Pessoa com Visão Monocular fortalece debate sobre inclusão no Paraná
Lei estadual instituiu a data para ampliar a visibilidade sobre a deficiência sensorial e combater preconceitos.
Leia mais
Abril Verde mobiliza ações de conscientização para reduzir acidentes de trabalho no Paraná
Campanha prevê atividades educativas, treinamentos e divulgação de direitos previstos na legislação trabalhista.
Leia mais
Novembro Vermelho alerta para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca no Paraná
Campanha instituída pela Lei nº 19.868/2019 reforça ações de conscientização e incentiva cuidados com a saúde bucal.
Leia mais