Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Projeto do deputado Soldado Fruet institui Dia Estadual da Defesa Civil

Projeto institui Dia Estadual da Defesa Civil.
Projeto institui Dia Estadual da Defesa Civil. Créditos: Toni Ferreira

O deputado estadual Soldado Fruet (PROS) protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de lei 81/2022, que institui o Dia Estadual da Defesa Civil, a ser comemorado, anualmente, em 29 de dezembro. Na justificativa da proposição, o parlamentar destacou que a Defesa Civil do Paraná foi criada em 29 de dezembro de 1972, pelo Decreto Estadual nº 3.002/1972. Pela proposta, a data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.

A proposta aguarda parecer das Comissões da Assembleia antes de seguir para votação pelo plenário.

“Mundialmente, defesa civil ou proteção civil é o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os acidentes tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social”, pontuou. No Brasil, as ações de proteção e defesa civil são desenvolvidas no âmbito do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), composto pelos órgãos e entidades da administração pública federal, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e pelas entidades públicas e privadas de atuação significativa na área de proteção e defesa civil.

O autor da proposta citou que o decreto de criação da Defesa Civil do Paraná vigorou até 1992 e informou que, atualmente, a estrutura encontra amparo na Lei Estadual nº 18.519 de 2015, que instituiu a Política Estadual de Proteção e Defesa Civil (PEPDEC). Segundo o deputado, “desde então foram inúmeros atos de salvamento protagonizados pelos heróis da defesa civil, inclusive nos maiores desastres do Paraná: na enchente de União da Vitória, em 1983; no acidente ambiental do Navio Vicuña, em 2000; e no desastre de 2011, conhecido como águas de março, em nosso Litoral”.

Soldado Fruet também ressaltou o maravilhoso trabalho realizado pelas Defesas Civis Municipais, que prestam o atendimento mais próximo à população, em conjunto com as 18 Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil, nos 399 municípios do Estado. "O projeto de lei perfaz uma digna e singela homenagem a esses homens e mulheres que constroem a Defesa Civil no Estado do Paraná e, para além das ações preventivas, dão o necessário amparo nas horas mais difíceis”, afirmou.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação