A proposta do Ministério Público/PR, que cria e transforma cargos na instituição estava entre as aprovadas pelos deputados na sessão plenária desta quarta-feira (21). Ao todo, os parlamentares analisaram outros cinco projetos.
No caso da proposta do Ministério Público, ela foi aprovada em redação final e prevê a criação e transformação de cargos no quadro de servidores. Ao todo, são 80 cargos efetivos de auxiliar administrativo; 105 em comissão, sendo 60 para assistente de promotoria, 35 para assessor de promotoria e dez para assessor de procuradoria.
Em terceira discussão, foi aprovado o projeto do deputado Nereu Moura (PMDB), que institui a campanha permanente de orientação, conscientização, prevenção e combate à “Nomofobia”, fobia dos dias de hoje, que quer dizer vício em celular ou o medo de ficar sem o aparelho. Segundo o autor, apesar de não ser considerada um transtorno, a Nomofobia não deve ser ignorada, porque pode levar a problemas graves de saúde, como depressão e síndrome do pânico.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.