Projeto que delega rodovias estaduais à União é aprovado pela CCJ
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta quarta-feira (11) parecer favorável ao projeto de lei do Poder Executivo que prevê a delegação de rodovias paranaenses para a nova concessão rodoviária federal.
A proposta autoriza o Governo do Paraná a delegar à União, pelo prazo de até 30 anos, a administração de rodovias e a exploração de trechos de rodovias, ou obras rodoviárias estaduais.
Segundo o texto, a União poderá explorar a via ou parte da via delegada diretamente ou por meio de concessão, seguindo as Leis Federais que regem as concessões.
De acordo com o relator do projeto na CCJ, deputado Hussein Bakri (PSD), líder do Governo na Assembleia, a análise neste momento é apenas sobre a delegação das rodovias.
SONORA HUSSEIN BAKRI
O deputado Tadeu Veneri (PT), que integra a Oposição na Assembleia, registrou parecer contrário à proposta na CCJ. Segundo ele, os trechos de rodovias que serão concedidos não estão listados na proposta.
SONORA TADEU VENERI
Já para o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), que faz parte da Frente Parlamentar Sobre os Pedágios, a discussão continuará sobre o novo modelo de concessão que apresentado pelo Governo Federal.
SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI
Ainda pela Oposição, o deputado Arilson Chiorato (PT), coordenador da Frente Parlamentar Sobre os Pedágios, questionou a clareza do projeto que passou pela CCJ.
SONORA ARILSON CHIORATO
O projeto de lei foi analisado ainda na quarta-feira pela Comissão de Finanças e Tributação, onde recebeu um pedido de vista coletivo, e volta a ser discutido pela comissão na próxima segunda-feira (16).
Na sequencia o projeto será discutido na Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia. A proposta só segue para o plenário após a análise pelas comissões, onde poderá receber emendas dos parlamentares.
Notícias Relacionadas
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia maisAudiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia maisParaná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia mais