Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Projeto que dispõe sobre reciclagem de materiais no serviço público segue para sanção do Executivo

Plenário da Assembleia legislativa do Paraná.
Plenário da Assembleia legislativa do Paraná. Créditos: Nani Gois/Alep
Passou em redação final na sessão plenária desta quarta-feira (21) da Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 602/11, do deputado Rasca Rodrigues (PV), que teve anexado o projeto de lei nº 810/11 (do deputado Dr. Batista – PMN). A proposição, que segue agora para sanção (ou veto) governamental, altera dispositivos da Lei nº 15.563, de 4 de julho de 2007, que dispõe sobre a implantação de programas de conscientização para a redução de consumo, reutilização e reciclagem de materiais utilizados em órgão da administração pública.

Nesta sessão os deputados aprovaram um total de nove projetos de lei, 19 indicações parlamentares e decidiram adiar a discussão da PEC da Juventude – Proposta de Emenda à Constituição de nº 04/11 (leia matéria no site). Em redação final passaram ainda o projeto de resolução nº 002/12, de autoria da Comissão de Tomadas de Contas; e o de nº 582/11, do deputado Marcelo Rangel (PPS), instituindo a semana destinada à instrução dos alunos do ensino fundamental e médio para combate à pedofilia na internet.

Poluição – Já em terceira discussão foi aprovada a proposição que torna acessíveis à população informações sobre os índices da qualidade do ar da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Esse é um dos objetivos do projeto de lei nº 196/11, de autoria dos deputados Pastor Edson Praczyk (PRB) e Rasca Rodrigues (PV). Os autores afirmam considerar “importante que os resultados dessa avaliação possam ser facilmente consultados pela população, para que cada um tome as providências que considere importantes para a preservação da sua qualidade de vida e de seus familiares”. O projeto altera o artigo 27 da Lei nº 13.806 (de 30 de setembro de 2002).

Doenças – Outra matéria que passou nesta quarta-feira, só que em segunda discussão, foi a que propõe a implementação de medidas de prevenção e combate às doenças associadas à exposição solar do trabalhador rural, do pescador e do aquicultor. O tema é tratado pelo projeto de lei nº 570/11, do deputado Pedro Lupion (DEM), e estabelece ações permanentes e articuladas entre o poder público e instituições privadas voltadas à orientação e fornecimento de proteção adequada para os trabalhadores.

O projeto de lei nº 479/11, do deputado Elton Welter (PT), que teve anexada a proposição do deputado Leonaldo Paranhos (PSC), dispondo sobre a proibição de cobrança de despesas por emissão de carnê ou boleto bancário, foi outra matéria aprovada nesta quarta-feira, em segunda discussão. Igualmente em segunda discussão passou a proposição de nº 922/11, também de Anibelli Neto, que inclui no calendário de eventos do Paraná a Festa do Tomate, realizada anualmente no dia 25 de março no município de Reserva. De autoria do deputado Paranhos foi aprovado o projeto de lei nº 620/11, instituindo no calendário oficial de eventos do estado o Dia Estadual da Festa do Morango, a ser comemorada anualmente no dia 11 de agosto no município de Cascavel e região; e a proposição de nº 811/11, do deputado Professor Lemos (PT), que insere também no calendário oficial do Paraná a Festa da Tilápia Recheada, realizada anualmente no domingo que antecede o aniversário do município de Iguatu.
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação