Projeto que garante apoio a recém-nascido com Síndrome de Down vai para sanção governamental
Iniciativa pretende garantir apoio imediato aos pais e aos recém-nascidos que requerem atendimento especial.
O projeto de lei nº 200/15, da deputada Claudia Pereira (PSC), obrigando hospitais a comunicar o nascimento de crianças com Síndrome de Down às entidades especializadas que desenvolvem atividades com pessoas com deficiência, foi aprovado em redação final, na sessão plenária desta quarta-feira (26), na Assembleia Legislativa. Assim, a matéria concluiu o processo de discussões e votações junto aos deputados e segue já para sanção (ou veto) do governador Beto Richa.
Segundo a deputada, a iniciativa pretende garantir apoio aos pais e aos recém-nascidos que requerem atendimento especial, assegurando desde cedo o desenvolvimento de todo o seu potencial. Na justificativa do projeto ela argumenta que crianças com Síndrome de Down precisam ser estimuladas desde o nascimento para que sejam capazes de vencer as limitações que essa alteração genética lhes impõe.
Trânsito – Nesta sessão foram aprovados mais dez projetos de lei. Entre os que passaram em segunda discussão está o projeto de lei 551/15, de autoria do Poder Executivo, que prevê alteração do caput do art. 36 da Lei nº 18.467, de 28 de abril de 2015, que regulamenta o quadro próprio e cargos comissionados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Na prática, a mudança amplia de 90 para 180 dias o prazo para que os funcionários optem ou não pelo enquadramento no quadro próprio do órgão.
Também em segundo turno passou o projeto de lei do Poder Executivo de nº 505/15, que altera a Lei nº 17.480, de 10 de janeiro de 2013, dispondo sobre o Sistema Estadual de Informações de Governo – Paraná, criando o Conselho Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Paraná e o Programa Estadual de Informações Integradas.
Para saber mais sobre os projetos acesse a Ordem do Dia (www.alep.pr.gov.br/atividadeparlamentar/ordemdodia). Você também pode conferir o resultado das votações no link do Portal da Transparência (www.alep.pr.gov.br/transparencia).
*Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.
Notícias Relacionadas
Aula magna marca lançamento do curso Qualificação Político-Eleitoral para Mulheres – Eleições 2026
Com seis módulos, curso será disponibilizado online, em parceria com a ABRADEP.
Leia mais
Assembleia Legislativa celebra criatividade e inovação com vencedores do World Creativity Day
Vencedores da edição 2026 foram recepcionados pelo presidente da Casa, deputado estadual Alexandre Curi (Rep).
Leia mais
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia mais
Escola do Legislativo participa da 5ª Marcha dos Legislativos Municipais Paranaenses e reforça compromisso com a educação cidadã
Evento ocorre entre os dias 16 e 19 de junho, em Curitiba.
Leia mais