
Os deputados membros da Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa do Paraná analisaram e aprovaram em reunião nesta terça-feira (10) três projetos de lei que celebram a história e conquistas de times de futebol do interior do Estado. Foram aprovados os projetos de lei 731/2019, de autoria da deputada Mabel Canto (PSC), que institui o dia do Operário Ferroviário Esporte Clube, conhecido como Fantasma, a ser celebrado anualmente no dia 1ª de maio, e 787/2019, do deputado Boca Aberta Jr. (PROS), que institui o dia do Londrina Esporte Clube, apelidado de Tubarão por seus torcedores. O dia do clube será celebrado anualmente em 05 de abril.
Mais uma matéria envolvendo futebol avançou na Comissão. Os membros aprovaram o projeto de lei 89/2019, de autoria da deputada Cristina Silvestri (CDN), que concede o título de utilidade pública ao Clube Atlético Deportivo, com sede no município de Guarapuava. “É uma grande alegria ver a aprovação destes projetos que vão beneficiar os clubes e as pessoas. O futebol do interior do Estado mostra assim a sua força”, disse o presidente do grupo de trabalho, deputado Douglas Fabrício (CDN).
Também foram aprovados os projetos de lei 693/2015, do deputado Gilberto Ribeiro (PP), que institui no Paraná a semana estadual do incentivo à prática do vale tudo (mma-mixed martial arts), e 830/2019, do deputado Alexandre Amaro (REPUBLICANOS), que insere no calendário oficial do Estado do Paraná no mês de dezembro o evento “Dezembro Faixa Preta”. Por fim, o projeto 530/2017, de autoria do deputado Professor Lemos (PT), que institui o dia estadual do atleta paralimpico, também avançou.
Além do presidente, participaram do encontro os deputados Mabel Canto, Boca Aberta Jr., Cristina Silvestri, Paulo Litro (PSDB), Alexandre Amaro e Subtenente Everton (PSL).