Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Proposta de estudante do Geração Atitude vira lei e institui programa permanente de orientação vocacional para o ensino médio no Paraná

A aluna Rita de Cássia Lesnhak é autora da iniciativa sancionada que deu origem ao Orienta Paraná, voltado ao apoio nas escolhas acadêmicas e profissionais.

A medida institui a Campanha Permanente Orienta Paraná, de orientação vocacional e profissional para estudantes do ensino médio das redes pública e privada do Estado.
A medida institui a Campanha Permanente Orienta Paraná, de orientação vocacional e profissional para estudantes do ensino médio das redes pública e privada do Estado. Créditos: Gabriel Rosa/AEN

Uma sugestão apresentada por uma aluna do ensino médio da rede pública estadual transformou-se em lei no Paraná. A estudante Rita de Cássia Lesnhak, do Colégio Padre Giuseppe Bugatti, de União da Vitória, teve sua proposta de criação de um programa de apoio vocacional para estudantes premiada, em 2025, como a melhor do projeto Geração Atitude e, neste ano, viu a iniciativa ser sancionada pelo Governo do Estado.

A proposição foi encampada pelos deputados Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, e Hussein Bakri (PSD), líder do Governo na Casa. A ideia da adolescente, desenvolvida sob a orientação da professora Juliana Pessi Mayorca, resultou na Lei nº 22.973, sancionada em 12 de fevereiro de 2026. A medida institui a Campanha Permanente Orienta Paraná, de orientação vocacional e profissional para estudantes do ensino médio das redes pública e privada do Estado.

“A sanção da lei demonstra a importância de o Legislativo ouvir e apoiar quem está na ponta”, considerou Alexandre Curi. “É importante a participação da juventude no debate de políticas públicas, e esta ideia da estudante Rita de Cássia e da professora Juliana, que pudemos encampar dentro da Assembleia, certamente terá reflexos positivos no futuro dos estudantes paranaenses”, avaliou o deputado.

Para o deputado Hussein Bakri, a lei “é resultado do trabalho da Assembleia em chamar a sociedade para, mais do que conhecer, participar das nossas atividades”. “E nada mais gratificante do que ver uma lei feita por jovens e para jovens, com o objetivo de qualificá-los para o mercado de trabalho, que sabemos o quanto é disputado e exigente”, observou o parlamentar.

Autoconhecimento

O programa Orienta Paraná vai auxiliar os jovens no processo de autoconhecimento, na identificação de aptidões e interesses e na construção de projetos de vida alinhados ao mercado de trabalho. A iniciativa busca ampliar o acesso a informações sobre carreiras, áreas do conhecimento e tendências profissionais, contribuindo para escolhas mais conscientes em relação à formação para uma futura profissão.

Entre as diretrizes previstas na lei estão a promoção de oficinas, palestras, seminários e workshops; mentorias com profissionais de diferentes áreas; aplicação facultativa e gratuita de testes vocacionais para alunos da rede pública; visitas técnicas e estágios de curta duração; além da disponibilização de plataformas digitais com informações atualizadas sobre cursos e oportunidades.

Outro foco central é reduzir as taxas de evasão e desistência precoce em cursos técnicos e de graduação, muitas vezes decorrentes de escolhas desalinhadas ao perfil do estudante. A legislação também prevê apoio na elaboração de currículos, estratégias de estudo e planos de carreira, bem como a celebração de convênios com universidades, instituições de ensino profissional, empresas e conselhos regionais de profissões.

A coordenação da Campanha Permanente Orienta Paraná poderá ser realizada pelas Secretarias de Estado, em parceria com entidades públicas e privadas. A lei já está em vigor e poderá ser regulamentada pelo Poder Executivo.

Geração Atitude

O projeto Geração Atitude é realizado pela Assembleia Legislativa do Paraná e pelo Ministério Público do Paraná, com apoio de outras instituições estaduais. O programa busca formar cidadãos mais conscientes, com foco em estudantes do ensino médio da rede pública. A iniciativa incentiva o protagonismo juvenil e trabalha temas como cidadania, democracia, política, eleições, voto consciente e o funcionamento dos Poderes.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação