Quase uma centena de acordos. Esse foi o resultado do “Concilia Paraná”
Mais de 85 acordos em apenas dois dias. Esse foi o resultado do primeiro mutirão conjunto de conciliação entre a Defensoria Pública e a Assembleia Legislativa do Paraná, que aconteceu na quinta e sexta-feira, dias 28 e 29 de abril, no Plenarinho da Casa de Leis. Para o coordenador do posto da Defensoria dentro da Assembleia, Matheus Cavalcanti Munhoz, um número pra lá de significativo.
(Sonora)
O Concilia Paraná, nome dado ao mutirão, ficou restrito a casos da área da família e a maioria da demanda ficou por conta dos divórcios. Muitos casais se separam e, por não terem condições financeiras, não conseguem regularizar a situação na justiça. Os reconhecimentos voluntários de paternidade também estiveram no ranking dos mais procurados por quem não consegue acesso à justiça se não for a gratuita. Casos de transferência de guarda e reconhecimento e dissolução de união estável foram outras demandas recorrentes.
Para Matheus, mutirões nestes moldes, que reuniram uma equipe com nove defensores atendendo simultaneamente, são fundamentais, porque a busca pela Defensoria é muito alta e o público, famílias vulneráveis, que recebem até três salários mínimos por mês, passam muito tempo em filas de espera aguardando a solução.
(Sonora)
Nesse tipo de mutirão, o atendimento é rápido, de graça e, normalmente, as famílias já saem com o acordo assinado. Por isso, novos mutirões na Assembleia deverão entrar no calendário da Defensoria. Por enquanto, o atendimento no posto continua, das 9h às 17h todos os dias da semana.
A parceria que inaugurou o posto no espaço da Assembleia, começou em novembro do ano passado. De lá pra cá, já foram feitos mais de 1500 atendimentos. Como mais da metade da demanda sempre foi na área de direito de família, o Concilia Paraná teve foco nesse tipo de caso. mas outras áreas do direito deverão entrar no foco dos próximos mutirões.
Notícias Relacionadas
Audiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia maisParaná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia maisAssembleia aprova projeto que reconhece as Tortas de Carambeí como Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná
A proposta, assinada pelo deputado Marcelo Rangel (PSD), tem como objetivo preservar e valorizar um dos mais importantes símbolos da cultura e da gastronomia paranaense.
Leia maisDeputada Secretária Márcia Huçulak (PSD) conclama união do Paraná para viabilizar novo contorno ferroviário de Curitiba
Para a parlamentar, obra na capital precisa ser incluída entre as obrigatórias da ANTT na concessão da Malha Sul, que será licitada em 2027.
Leia mais