Requerimento solicita auxílio emergencial para hospitais filantrópicos do Paraná
O deputado Michele Caputo (PSDB) anunciou nesta terça-feira (1º) que vai apresentar requerimento para que o governo estadual encaminhe projeto de lei criando um auxílio emergencial aos hospitais filantrópicos e santas casas que tratam a covid-19 e as clínicas de hemodiálise. A medida é fundamental para a manutenção do atendimento público de saúde neste momento de pandemia.
"Vou pedir apoio dos deputados para fazer como Santa Catarina. Lá foi aprovado uma lei do governo estadual que prevê R$ 95 milhões em recursos para os hospitais. Também já foi feita uma operação dessa no Congresso Nacional, o governo federal já deu essa ajuda algum tempo atrás e foi extremamente importante", pontuou.
As linhas de apoio devem estar detalhadas: recurso para consumo, para contratar profissionais, pagar profissionais adicionais, medicamentos, oxigênio. "A situação é grave. A suspensão das cirurgias eletivas, por exemplo, traz um déficit financeiro gigantesco a esses hospitais", destacou Michele Caputo, coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus, instalada na Assembleia Legislativa do Paraná, ao se referir à contrapartida dos hospitais filantrópicos em relação a transparência e eficiência.
O requerimento é necessário, adianta Michele Caputo, pois apenas o governo estadual pode apresentar um projeto de lei que altere o orçamento já aprovado. O deputado apontou também a importância dos hospitais filantrópicos durante a pandemia, tanto no combate à covid-19, quanto para desafogar outras demandas de saúde acumuladas.
"Ao mesmo tempo que temos que defender e dar condições para os hospitais universitários públicos estaduais, precisamos que o Estado também dê uma atenção especial a esses hospitais estratégicos, que correspondem a quase 50% dos atendimentos hospitalares", completou.
Notícias Relacionadas
Projeto que garante o acesso de medicamentos à base de cannabis será promulgado pelo presidente Traiano
Proposta foi aprovada em dezembro pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Paraná.
Leia mais
Saúde pública foi a principal bandeira de Caputo durante passagem pela Assembleia
Michele Caputo possui mais de 37 anos de atuação na área da saúde pública. Ele foi o primeiro farmacêutico e profissional não médico a assumir o cargo de secretário de Estado da Saúde do Paraná.
Leia mais
Proposta que assegura medicamentos à base de cannabis sativa é aprovada na Assembleia
O projeto de lei 962/2019, assinado pelos deputados Goura (PDT), Michele Caputo PSDB) e Paulo Litro (PSD), avançou em primeiro turno de votação.
Leia mais
Assembleia Legislativa vota nesta terça (06) o projeto de lei da Cannabis Medicinal
Leia mais