Semana de Conscientização do Ciclo Menstrual quer derrubar tabus em torno da menstruação
Um levantamento feito em 2018 pela Johnson & Johnson, em parceria com a KYRA Pesquisa & Consultoria, analisou como mulheres de 14 a 24 anos lidam com o período menstrual no Brasil, na África do Sul, na Argentina, nas Filipinas e na Índia. A pesquisa indicou que 54% delas sabiam muito pouco ou nada sobre menstruação no momento da menarca (o primeiro fluxo menstrual) e outras 56% afirmaram que se sentiam desconfortáveis no período da menstruação; e que, após o fim do ciclo, ficavam aliviadas. O estudo apontou ainda que duas em cada cinco meninas pedem absorventes para outras como se fosse um segredo e apenas 26% se sentem produtivas durante o período menstrual. Pois essa falta de informações e até de debates sobre o tema que envolve o período menstrual, levou um grupo de deputados a apresentarem na Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei que institui a Semana de Conscientização sobre o Ciclo Menstrual, a ser realizada anualmente na semana que compreender o dia 28 de maio. - Dia Internacional da Menstruação. Proposta aprovada em 1º turno na sessão plenária desta terça-feira (17) da Assembleia Legislativa do Paraná, que vai estar iluminada de vermelho na próxima semana.
Um dos autores, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), lembra que a desinformação acaba favorecendo o desconhecimento da mulher sobre seu próprio corpo, a baixa autoestima e ao complexo de inferioridade, que pode levar a problemas de saúde (decorrentes, por exemplo, de infecção provocada pela coleta errada do sangue menstrual).
(Sonora)
O tema, para a deputada Mabel Canto (PSDB), ainda é considerado tabu para muitas mulheres e a proposta quer afastar esse medo.
(Sonora)
A Semana de Conscientização sobre o Ciclo Menstrual tem o objetivo de orientar, informar e conscientizar estudantes das escolas estaduais e a população em geral sobre o tema do ciclo menstrual, como por exemplo, estabelecer um diálogo com os pais e os responsáveis para que sejam instruídos; promover a capacitação dos professores e da equipe pedagógica das escolas para a implementação das ações; desenvolver campanhas educativas, informativas e de conscientização ao longo do ano letivo que envolvam o tema; integrar a população, as organizações da sociedade e os meios de comunicação nas ações; e promover debates e reflexões nas escolas e em outros locais de fácil acesso à população, que visem essa conscientização.
As atividades da Semana de Conscientização sobre o Ciclo Menstrual, de acordo com o projeto, deverão ser desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA) e pela Secretaria de Estado de Educação (SEED) em escolas estaduais, e em outros locais de fácil acesso da população. Além disso, podem ser celebrados convênios ou outros acordos com instituições públicas e privadas.
Pela proposta, a Semana de Conscientização sobre o Ciclo Menstrual passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.
Também são autores do projeto os deputados Goura (PDT); Cristina Silvestri (PSDB); Cantora Mara Lima (Republicanos); Luciana Rafagnin (PT); Michele Caputo (PSDB); e Boca Aberta Júnior (PROS), que reforça: a Semana de Conscientização sobre o Ciclo Menstrual vem de encontro à legislação aprovada na Assembleia que prevê a distribuição de absorventes íntimos em escolas da rede estadual e nas unidades básicas de saúde do estado. Iniciativa que garante dignidade às adolescentes nas escolas públicas e mulheres que procuram atendimento de saúde, já que é destinado às cidadãs em vulnerabilidade social e econômica. Valor, aliás, que, segundo o parlamentar, já está previsto no orçamento do Estado de 2022.
(Sonora)
Notícias Relacionadas
Audiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia maisParaná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia maisAssembleia aprova projeto que reconhece as Tortas de Carambeí como Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná
A proposta, assinada pelo deputado Marcelo Rangel (PSD), tem como objetivo preservar e valorizar um dos mais importantes símbolos da cultura e da gastronomia paranaense.
Leia maisDeputada Secretária Márcia Huçulak (PSD) conclama união do Paraná para viabilizar novo contorno ferroviário de Curitiba
Para a parlamentar, obra na capital precisa ser incluída entre as obrigatórias da ANTT na concessão da Malha Sul, que será licitada em 2027.
Leia mais