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Sexta edição do Parlamento Universitário chega ao fim com recorde de proposições e instituições participantes

Ao todo, 127 proposições foram debatidas pelos parlamentares ao longo dos sete dias de atividades. Edição também contou com participação de comunicadores em formato inédito.

Sessão de encerramento da 6ª edição do Parlamento Universitário ocorreu na tarde desta sexta-feira (25), no Plenário da Casa.
Sessão de encerramento da 6ª edição do Parlamento Universitário ocorreu na tarde desta sexta-feira (25), no Plenário da Casa. Créditos: Orlando Kissner/Alep

Com o maior número de instituições inscritas e recorde de proposições apresentadas, além de contar com a participação de comunicadores universitários em formato inédito, a 6ª Legislatura do Parlamento Universitário foi encerrada nesta sexta-feira (25). Durante o dia, os deputados universitários apreciaram as 48 últimas iniciativas na terceira e última sessão plenária. Em seguida, uma cerimônia marcou o fim desta edição e homenageou os servidores da Assembleia Legislativa do Paraná que tornaram a simulação possível.

Ao longo dos sete dias de Parlamento Universitário, foram protocoladas 127 proposições: 123 projetos de lei, dois de lei complementar, uma proposta de emenda à Constituição e um projeto de decreto legislativo. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) analisou a viabilidade legal de 118. Já as nove comissões temáticas emitiram 147 pareceres sobre o mérito das propostas, discutidas em 12 reuniões. Como resultado, 107 proposições seguiram para o Plenário: 97 aprovadas, seis rejeitadas e três retiradas de pauta. Os participantes também realizaram uma audiência pública, que aprofundou o debate sobre um projeto de lei da governadora universitária.

Todo o trabalho foi conduzido por 54 deputados universitários e seus suplentes, advindos de 24 instituições de ensino distribuídas pelo Paraná e escolhidos entre cerca de 1200 inscritos. Em relação à última edição do Parlamento Universitário, em que 14 universidades participaram, há um crescimento de 71% nas organizações representadas no Parlamento Universitário.

“Os participantes conseguiram ter um impacto real em projetos de lei e de análise nas comissões. Reforça a necessidade de projetos como esse para que as pessoas vivenciem espaços de debate político, institucional e democrático para além das redes sociais”, refletiu Jeulliano Pedroso, diretor da Escola do Legislativo, responsável pela iniciativa. “Tivemos uma edição diferente, com a visita de ex-governadores [Cida Borghetti e Roberto Requião] que puderam conversar com os parlamentares, debatendo com eles sobre políticas”, completou Dylliardi Alessi, diretor legislativo e idealizador da simulação.

A inserção na simulação de repórteres externos, assessores parlamentares e jornalistas responsáveis pela comunicação interna – atividades realizadas por jornalistas, RPs, publicitários e comunicadores organizacionais em formação - imprimiu uma dinâmica inovadora na simulação, que a aproxima ainda mais da realidade, avalia o coordenador de Comunicação da Alep, Roger Pereira. “A imprensa pautou o Parlamento Universitário. Há deputados que mudaram de posições, outros que foram substituídos. Rusgas entre as bancadas ocorreram por conta da comunicação. O que os deputados universitários estavam fazendo dentro do Plenário repercutia aqui fora, na sociedade. E eles tinham que dar uma resposta”, avalia.

A transmissão de conhecimento se tornou ainda mais rica com a orientação prestada pelos servidores da Escola do Legislativo e das demais áreas da Assembleia Legislativa do Paraná. Durante as reuniões e sessões plenárias, Alessi e Juarez Villela Filho, coordenador Jurídico e Legislativo da Alep, auxiliaram os participantes em aspectos diversos da dinâmica parlamentar: desde a oratória até a redação de pareceres e sua adequação legal. Profissionais da Diretoria de Apoio ao Plenário (DAP) garantiram o andamento adequado das sessões plenárias.

Já os jornalistas da Diretoria de Comunicação da Alep orientaram os comunicadores do Parlamento Universitário na realização de entrevistas, na cobertura e na produção de reportagens para TV, texto e mídias sociais - atividades que contaram ainda com o apoio de profissionais dos jornais Portal Nosso Dia, O Luzeiro, XV Curitiba e Umuarama News.

Projetos que podem se tornar realidade

Durante a cerimônia de encerramento, deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Paraná se comprometeram em analisar cada uma das iniciativas que nasceram da preocupação e da criatividade dos parlamentares universitários. “Teremos todo o respeito e cuidado para aproveitar o máximo tudo aquilo que foi sugerido por Vossas Excelências neste período. Espero que essa experiência motive jovens e mulheres a participarem da política", ressaltou Maria Victoria (PP), 2ª Secretária da Alep.

O compromisso foi reforçado também pelo parlamentar Denian Couto (Podemos). "Que os projetos que vocês discutiram sejam aprovados na vida real. Meu gabinete está à disposição para receber todas as matérias de vocês", frisou. "Que tudo isso que vocês vivenciaram sirva de estímulo para a sequência de suas vidas, não só profissional, mas também pessoal. A Alep é do povo, trabalha para o povo e precisa de pessoas que tenham esse sentimento”, complementou Anibelli Neto (MDB).

Ao longo da 6ª Legislatura do Parlamento Universitário, também houve a participação das deputadas Ana Júlia (PT) e Mabel Canto (PP), que conversaram com os participantes sobre a atuação da juventude e da Bancada Feminina, respectivamente. O orçamento do Paraná foi tema de uma palestra ministrada pelos deputados Evandro Araújo (PSD) e Luiz Cláudio Romanelli (PSD). A cerimônia de posse desta edição foi presidida por Marcia Huçulak (PSD), enquanto Tercílio Turini (MDB) e Goura (PDT) bateram um papo com os graduandos, detalhando suas trajetórias na política.

Acessibilidade no Plenário

A simulação contou com a participação de uma pessoa com mobilidade reduzida. O deputado universitário Rodrigo Amoedo (UniEnsino) é tetraplégico há dez anos. Ele apresentou, ao longo da Legislatura, projetos que promovem direitos a pessoas que convivem com a condição, como a isenção do ICMS para equipamentos terapêuticos e tecnologias assistivas destinados a pessoas com deficiência.

A sua participação fomentou uma discussão sobre a adequação da Alep para cadeirantes, promovida pelo próprio Legislativo. Para compor a mesa, por exemplo, Amoedo precisou ser erguido por outros participantes, uma vez que o acesso não conta com rampa. O participante destacou ainda a presença de tapetes em rampas, situação que trava as rodinhas da cadeira e exige ainda mais de quem precisa empurrá-la. “É uma coisa que quem não vive não sabe. Mesmo eu, que estou na cadeira, não percebo. Quem vai perceber é ela que me ajuda”, afirmou, se referindo a sua esposa, Gabriela Amoedo. Ela esteve junto ao marido durante toda a simulação, ajudando na locomoção dele.

A situação de Amoedo sensibilizou a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná. Alessi anunciou nesta quinta-feira (24), a pedido do presidente da Alep, deputado Alexandre Curi (PSD), a criação de uma comissão de servidores que estudará adaptações necessárias nas dependências do Parlamento. “Infelizmente temos que admitir: existem problemas de acessibilidade na Assembleia, especialmente no Plenário, principalmente para pessoas com deficiência subirem até a mesa e comparecerem à tribuna”, detalhou o diretor. “É a prova de que o Parlamento Universitário não só traz as pessoas para cá para compartilharem ideias, para eles aprenderem, mas para nós também desenvolvermos melhor a Casa”, finalizou.

“Quando falamos em acessibilidade, a rampa vem na cabeça de qualquer pessoa. Mas não basta só ter uma rampa, ela realmente precisa ser acessível. Se a subida for muito íngreme, aquela pessoa consegue subir a rampa sozinha?”, ressaltou Amoedo. “Fiquei muito feliz quando divulgaram a criação do colegiado. Não vim aqui buscar isso, vim para aprender, mas calhou que aconteceu. E foi uma coisa muito boa, pois vai ajudar muita gente”.

O colegiado deve ser formado nas próximas semanas.

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