Aconteceu em Curitiba, na manhã desta terça-feira (28), o 1º Simpósio Paranaense de Sinais de Alerta de Doenças e Síndromes Raras.
Coordenado pela deputada Maria Victoria (PP), o evento reuniu no auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON) especialistas que falaram ao público sobre como é importante que famílias, escolas e órgãos de saúde estejam atentos e preparados para detectar os sintomas que podem gerar diagnósticos e tratamentos precoces.
A deputada Maria Victoria falou da importância da detecção precoce dos sinais.
SONORA MARIA VICTORIA
A deputada Flávia Francischini (UNIÃO) falou da mobilização do Fevereiro Lilás, mês de conscientização sobre as doenças e síndromes raras no Paraná.
SONORA FLÀVIA FRANCISCHINI
Para a neuropsicopedagoga Daiane Kock, falar sobre as doenças raras nas escolas é fundamental.
SONORA DAIANE KOCK
A coordenadora do Ambulatório de Doenças Raras do Hospital Pequeno Príncipe, Mara Lucia Schmitz dos Santos, falou das melhoras na qualidade do diagnóstico.
SONORA MARA LUCIA SCHIMITZ DOS SANTOS
De acordo com o médico geneticista Rui Pilotto, coordenador de saúde e prevenção da Federação das APAES do Paraná, o debate é importante para que a sociedade saiba o que são as doenças raras.
SONORA RUI PILOTTO