Título de utilidade pública vai ajudar APAAD a ampliar serviços
Instituição que luta pela causa animal em Mandaguari tem apoio do deputado Tiago Amaral (PSD).
A Associação de Proteção Ambiental e Animais Domésticos de Mandaguari (APAAD) acaba de conquistar o Título Estadual de Utilidade Pública. A concessão foi feita a partir do projeto de lei nº 170/2022, de autoria do deputado estadual Tiago Amaral (PSD), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná.
O projeto foi aprovado na CCJ e no plenário da Casa e se transformou na lei nº 21.427, sancionada pelo governador Ratinho Junior no dia 18 de abril de 2023.
Segundo o diretor financeiro da Associação, Ivanilto Grigório, o título vem ao encontro do trabalho e das necessidades da instituição: “É um reconhecimento de que a APAAD presta serviços de relevância para a nossa comunidade de Mandaguari e, também, regionalmente. Traz uma notoriedade ao trabalho da instituição e para os voluntários que têm se empenhado nessa causa”, acredita.
Benefícios para a população
Fundada em 2014 e oficializada em 2017, a APAAD atua no resgate de animais abandonados ou que sejam vítimas de maus tratos. A Associação cuida e encaminha para adoção, entre outras atribuições. Além do cuidado e respeito com os animais, a APAAD ajuda a evitar acidentes de trânsito, ao recolher animais soltos nas vias. E, ainda, contribui com o combate a zoonoses, que são as doenças infecciosas transmitidas por animais, como raiva, leptospirose e sarna, entre outras.
O deputado Tiago Amaral justifica a proposição do título: “Todo o trabalho da APAAD é realizado por voluntários. São pessoas que doam tempo e recursos financeiros e trabalham com muito amor pela causa animal em Mandaguari. Temos que apoiar iniciativas como essa”.
Desde 2020, a associação conta com o Título de Utilidade Pública Municipal, proposto pelo vereador Eron Barbiero. Ele levou a demanda ao deputado Tiago Amaral, junto com os vereadores Daniel Gambá e Sebastião Alexandre, além do suplente de vereador Rivelino Polícia, do empresário Marcos Jovino e do ex-prefeito Ari Stroher.
Para que serve o título de utilidade pública
O título de utilidade pública reconhece instituições sem fins lucrativos que prestam serviços à sociedade. São entidades assistenciais, educacionais, culturais, filantrópicas ou ligadas à área de saúde, pesquisa científica, esporte, proteção ao meio ambiente ou proteção animal.
Para receber o título, elas precisam cumprir uma série de requisitos, definidos pela lei nº 17.825/2013. Depois de obter o título, a entidade pode assinar convênios, ter isenção de impostos e acesso a recursos públicos. Além disso, é possível receber créditos e prêmios do programa “Nota Paraná”. Como resultado, as instituições aumentam a capacidade de prestar serviços, o que gera benefícios a toda a coletividade.
O que a APAAD ganha
“O título abre portas para o recebimento de doações e de novos recursos. Isso é muito bom, porque possibilita ampliar o trabalho e as atividades da instituição. Nós temos uma demanda significativa que precisa de atendimento pela instituição”, explica Ivanilto Grigório.
Somente entre 2021 e 2022, quase 300 animais foram atendidos pela APAAD, sendo que 115 conseguiram ser adotados. Houve ainda 90 castrações e 18 cirurgias e a Associação adquiriu e repassou 1.700 quilos de ração.
De acordo com Tatiana Mantovani, presidente da APAAD, “a aprovação do título estadual de utilidade pública é algo que aguardávamos com ansiedade, em reconhecimento à dedicação e ao trabalho de todos os voluntários e amigos que ajudam e contribuem com a APAAD”.
Marcelo Bedendo, presidente do conselho diretor da APAAD, disse estar muito agradecido pela atitude do presidente da CCJ da Assembleia: “Minha admiração, meu respeito e orgulho de ter o deputado Tiago Amaral como padrinho do bem-estar animal em Mandaguari”, enfatiza. A presidente Tatiana Mantovani completa: “Ao deputado Tiago Amaral e à Assembleia Legislativa, o nosso agradecimento, bem como aos voluntários e à população, que nos ajudam em nossas ações”.
Trabalho gratificante
Ao longo dos três mandatos, o deputado Tiago Amaral tem auxiliado entidades a obter o título de utilidade pública: “Nós sabemos o sacrifício que é para a maioria das instituições manter os serviços, que tanto ajudam a população. A utilidade pública ajuda a receber mais recursos e fazer muito mais. É uma das partes mais gratificantes do meu trabalho como deputado, acima de tudo, poder ajudar quem tanto faz pelas causas que tornam melhor a vida das pessoas”, finaliza.
Notícias Relacionadas
Deputado Marcelo Rangel (PSD) propõe política estadual para reintrodução responsável de animais urbanos
Leia mais
Plataforma da Assembleia Legislativa simplifica manutenção do Título de Utilidade Pública para entidades paranaenses
Sistema permite envio digital de documentos, amplia a transparência e facilita a atualização cadastral de entidades, fundações e associações de utilidade pública reconhecidas por lei.
Leia mais
Comissão de Ecologia e Meio Ambiente aprova projetos de valorização de culturas tradicionais e de defesa animal
Leia mais
Deputado Tiago Amaral (PSD) leva experiência da Assembleia para administrar Londrina
Eleito prefeito da segunda maior cidade do Estado, ele avaliou os 10 anos em que esteve no Parlamento Estadual .
Leia mais