Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Violinista londrinense é homenageado na Assembleia Legislativa

Roney Marczak, com o Projeto Sol Maior, leva arte e cultura a crianças e adolescentes carentes. Desde 2001, oito mil jovens já foram contemplados.

A sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) teve nesta segunda-feira (26) a participação especial do violinista londrinense Roney Marczak, a convite do deputado Tercílio Turini (PPS). O músico recebeu um diploma de Menção Honrosa das mãos do presidente do Legislativo estadual, deputado Ademar Traiano (PSDB), em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido com o Projeto Sol Maior, criado por ele em 2001 e que atualmente leva arte e cultura a 160 crianças e adolescentes paranaenses, e já atendeu cerca de oito mil jovens carentes com iniciação musical. Após uma breve exposição sobre o projeto, o músico ainda fez uma apresentação do Hino Nacional brasileiro e, ao lado do aluno e também violinista Samuel Angelo Teodoro, executou “A Marcha Turca”, de Mozart.

Roney, que aos 17 anos de idade foi selecionado entre 900 concorrentes a uma bolsa de estudos para uma universidade de música na Alemanha, falou das oportunidades que o Projeto Sol Maior leva a jovens que têm talento, mas poucas chances de iniciar a carreira musical por falta de recursos financeiros. “O projeto começou de um sonho, quando saí do Brasil para passar quinze anos estudando música na Europa. Tive ainda um convite do Vaticano para participar de uma missa solene com o Papa João Paulo II. Incrivelmente, pude ter um momento de conversa particular com ele, que me incentivou a voltar ao Brasil para ajudar crianças carentes”, explicou.

De acordo com Roney Marczak, a música faz com que indivíduos possam justamente vislumbrar possibilidades de ascensão, apesar das dificuldades financeiras. “Atualmente temos 160 alunos, 78 bolsistas e grandes dificuldades. É uma atividade cara porque garantimos não só as aulas de música, mas também passes de transporte, roupas e lanches”, contou.

O deputado Tercílio Turini explicou que o Projeto Sol Maior tem grande alcance social, mesmo sem financiamento público. “O projeto é conhecido em Londrina e até mesmo fora do país, mas precisa ser conhecido por todos os paranaenses. Ele já ajudou centenas de crianças e adolescentes em situação de risco e isto mudou a vida de suas famílias para sempre”, afirmou. Segundo o deputado, um projeto de lei para reconhecimento da utilidade pública do projeto deve agora dar ao Sol Maior a capacidade de captar recursos públicos, “exigência do Estado para se pleitear recursos a um projeto extraordinário como este”, afirmou.

Áudio não disponível no momento.





 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação