RÁDIOS
Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.
profissionais da educação apresentam sugestões para mudanças no ensino médio
.(Descrição do áudio))No segundo dia do Seminário de Educação Básica no Paraná, que começou nesta quarta (23) e termina na sexta (25), os grupos que debatem os impactos da Reforma do Ensino Médio na Educação se dividiram para discutir, de forma simultânea, as cinco áreas de estudo: Linguagens e suas tecnologias (Artes, Letras, Educação Física e Inglês); Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia); Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Matemática e suas Tecnologias; e Formação Técnica Profissional. Segundo o Professor Marlus Geronasso, secretário-geral do evento, daqui surgirão propostas efetivas para as mudanças feitas pelo Ministério da Educação e encaminhadas ao Conselho estadual de Educação e à Secretaria de Estado da Educação.(Sonora) O evento, que ocupa o Plenário, Salão Nobre, Plenarinho, Sala das Comissões e Auditório Legislativo, surgiu a partir de uma iniciativa dos deputados Delegado Recalcatti (PSD), Hussein Bakri (PSD) e Maria Victoria (PP), presidente e vice-presidente da Comissão de Educação da Casa, que vai receber o documento e encaminhar aos parlamentares e ao Governo do Estado. Ainda, de acordo com o professor Marlus, a perspectiva de uma proposta de ensino médio passa por encontrar solução para uma educação de qualidade. Por isso, os debates acontecem dentro do Poder Legislativo, um espaço democrático e com ampla participação popular, afinal, as decisões que serão tomadas influenciarão na vida de milhões de estudantes.(Sonora) Além do aumento na carga horária, a proposta de um novo ensino médio, que começou a ser debatida em 2016 pelo Governo Federal, pretende construir uma Base Nacional Comum Curricular na Educação Básica em todo o país. As principais mudanças são: essa Base fará parte de 60% das matérias estudadas em sala de aula e o restante ficará reservado para uma das áreas específicas e os estudantes poderão escolher em que área se aprofundarão já no início do ensino médio, sendo que algumas disciplinas são obrigatórias, como Matemática, Português e Inglês.O evento na Assembleia termina com uma audiência pública na manhã desta sexta-feira, quando serão conhecidas as sugestões dos grupos. No caso do grupo de educação profissional, por exemplo, a coordenadora Mariana Monfort, diz que as principais preocupações são a formação de professores e a percepção da realidade em que vivem os estudantes.(sonora) também Participam dos debates representantes do Ministério da Educação, professores, de universidades, da Secretaria Estadual de Educação, além dos parlamentares.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesReforma do ensino médio é tema de seminário na Assembleia Legislativa
((Descrição do áudio))Os impactos da reforma do ensino médio na educação paranaense serão discutidos a partir de hoje (23) até a próxima sexta-feira (25) durante o Seminário de Educação Básica no Estado do Paraná que acontece na Assembleia Legislativa do Paraná. Durante a cerimônia de abertura do evento realizada nesta quarta-feira os participantes acompanharam palestras sobre o processo de construção da nova proposta para o ensino médio.Um dos proponentes do seminário, o deputado Delegado Recalcatti (PSD) destacou a importância de discutir as mudanças para que a rede de ensino esteja preparada para aplicar as novidades.SonoraSegundo a coordenadora do Fórum Nacional de Educação, Ester Galvão de Carvalho, é preciso estimular os debates sobre o tema para a implantação de um projeto construído em conjunto por toda a comunidade escolar.SonoraO coordenador-geral de Ensino Médio do Ministério da Educação, Wisley Pereira, aproveitou a oportunidade para esclarecer os pontos definidos em lei e desmentir boatos sobre a possível extinção de disciplinas. Para Pereira, é preciso superar a fase de debates e avançar com o novo modelo do ensino médio brasileiro.SonoraA chamada reforma do ensino médio flexibilizou a grade curricular dos últimos três anos da educação básica. Além da Base Nacional Comum Curricular, obrigatória para todas as escolas, a nova estrutura conta com uma parte flexível para o aprofundamento dos conhecimentos em cinco áreas diferentes.O seminário prossegue nesta quinta-feira (24) com a realização de cinco debates simultâneos e na sexta-feira (25) com uma audiência pública para a elaboração de um documento a ser encaminhado para a Secretaria de Estado da Educação.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesVeículos oficias do estado terão que ser abastecidos com etanol
Os deputados estaduais aprovaram em primeira discussão na sessão plenária desta terça-feira (23) projeto de lei do deputado Fernando Scanavaca (Podemos) que obriga os órgãos públicos estaduais a abastecerem com etanol seus veículos bicombustíveis. Scanavaca explica que além de estimular a indústria paranaense, a medida resultará em benefícios para o meio ambiente.Confira a entrevista.
Ver mais detalhesAnibelli Neto comenta fato do Brasil receber certificado de Livre da Febre Aftosa
O deputado, é líder do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar. além de produtor rural e médico veterinário, lembra que o status de país livre da febre aftosa, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), é um marco, mas que será necessário redobrar a fiscalização e o controle daqui pra frente. Ele defende a continuidade da vacninação do rebanho. A febre aftosa é uma doença que ataca rebanhos de bovinos e o controle facilita a abertura de mercados para exportação..Ouça a entrevista de Anibelli Neto (MDB).(sonora)
Ver mais detalhesProjeto institui Dia Estadual do Agente Comunitário
Ouça entrevista com o autor da proposta, o deputado Cobra Repórter. O projeto de lei nstitui o Dia Estadual do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate a Endemias, a ser promovido anualmente no dia 4 de outubro.(Sonora)
Ver mais detalhesMilhares de alunos, dentro e fora da Assembleia, assistem aulão preparatório
(Descrição do áudio)) As primeiras turmas vieram com 30, 40 alunos, e, aos poucos, o número de estudantes pulou para 100, 300, 700... que foram ocupando galerias, tribunas, e até as cadeiras dos deputados para assistir ao terceiro aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) promovido pela Assembleia Legislativa em parceria com o grupo Eureka. E não foi só essa a plateia. Alunos de diversas escolas estaduais de Curitiba pararam para acompanhar a aula, por meio de tvs e telões. O objetivo, diz o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), é aproximar os jovens do Poder Legislativo e da política.(sonora)De acordo com o professor Fábio Stinghen, um dos voluntários do Eureka, em duas horas é difícil abranger todo o conteúdo da prova do Enem, mas os estudantes saem daqui com dicas valiosas que serão importantes na hora do teste.(Sonora)Para o coordenador do Grupo Eureka, o professor Marlus Geronasso, o esforço de promover um evento grande como o aulão, não se restringe à organização.(Sonora)Antes de começar, já era grande a expectativa dos jovens, a maioria na faixa dos 17 anos e cursando o terceiro ano do ensino médio. A maior parte nem conhecia a Assembleia Legislativa. Caso de Sara Acosta, do colégio Paulo Leminski.(Sonora)O conteúdo, que pode ser acompanhado através de uma apostila e de um caderno de exercícios, conta com as cinco áreas do Enem: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, linguagem e Redação.Os aulões no plenário da Assembleia Legislativa começaram em 2015 quando foi firmada a parceira da Casa com o projeto Eureka, com a transmissão, pela TV Assembleia, de aulas com conteúdos do Enem. São mais de 450 aulas, que podem ser acessadas pelo canal de vídeos youtube e que este ano tiveram reforço de mais conteúdo. Material preparatório não apenas para o Enem, mas para vestibulares, e que foi elaborado pela equipe de professores do Eureka, formada por voluntários que há 15 anos dão aulas de reforço para estudantes da rede pública, possibilitando que eles concorram de igual pra igual com os alunos da rede particular. Já participaram do projeto nestes três anos, cerca de 2 mil alunos. E não atingiu apenas os jovens estudantes. Desta vez, por exemplo, o veterano da turma foi o Florentino Rodrigues Miranda, de 58 anos. Mecânico de profissão, foi aluno do Ceebja (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos)), da CIC. Com o aulão dá o primeiro passo para tentar uma nova carreira: a de médico veterinário. Um recomeço na vida dele.(sonora)O Enem deste ano tem mais de seis milhões de inscritos. As provas acontecem em novembro e o exame é a principal porta de entrada dos estudantes para a universidade.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesEquipe feminina de vôlei de Curitiba é homenageada na Assembleia Legislativa
((Descrição do áudio))A equipe feminina Curitiba Vôlei foi homenageada na Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (21) pela conquista do título da Superliga B feminina de vôlei desse ano. A vitória garantiu ao time uma vaga para disputar a Superliga, elite do vôlei nacional, depois de 14 anos sem representantes do Paraná na competição.A menção honrosa foi uma iniciativa da deputada Maria Victoria (PP) que destacou a união de ex-atletas para que o estado voltasse a ter uma equipe competitiva. Além de um incentivo à equipe, a homenagem representa o orgulho de todos os paranaenses pela conquista.SonoraA equipe foi montada a partir da união de esforços do ex-jogador de vôlei e medalhista olímpico Giba e da ex-tenista e medalhista pan-americana Gisele Miró. Entre as 16 atletas que defenderam o time na Superliga B estavam jogadoras da seleção brasileira de vôlei e medalhistas olímpicas. Para Gisele, coordenadora da equipe, as homenagens estimulam o grupo a seguir o trabalho em busca de bons resultados na Superliga e também nos projetos sociais.SonoraPara a jogadora curitibana Patrícia Aparecida Lima representar a terra natal em um momento histórico para o vôlei paranaense é motivo de muito orgulho e gratidão.SonoraO Paraná já foi bicampeão da Superliga Brasileira com a extinta equipe profissional do projeto Centro Rexona de Excelência do Voleibol, com títulos nas temporadas 97/98 e 99/2000.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesEmpresário pede menos burocracia na liberação de licenças ambientais em Paranaguá
Empresário Reilly Algodoal usa a Tribuna a convite da deputada Cláudia Pereira (PSC) para pedir auxílio dos parlamentares para desburocratizar a emissão de licenças ambientais no município de Paranaguá. Ouça a entrevista com o empresário e em seguida, com a deputada. (Sonoras)
Ver mais detalhesPresidente Traiano fala das novidades da 3ª edição do aulão desta terça na Assembleia
Ouça o que diz o presidente da Assembleia Legislativa sobre as novidades desta terceira edição do aulão do ENEM, que deve reunir milhares de estudantes dentro e fora da Assembleia para assistir às aulas ministradas pelos professores do grupo Eureka.(Sonora)
Ver mais detalhesDia Estadual do Celíaco é comemorado com debate sobre os direitos de quem tem a doença
((Descrição do áudio))O acesso à informação correta foi a principal mensagem transmitida aos participantes do 3º Encontro do Dia Estadual do Celíaco promovido nesta sexta-feira (18) na Assembleia Legislativa do Paraná. Além de debater as formas de diagnóstico e tratamento da doença celíaca, o evento também contou com discussões sobre os direitos dos celíacos. A doença autoimune é desencadeada pelo contato direto e indireto com o glúten, uma proteína presente no trigo, na cevada, no centeio, na aveia e em seus derivados.Segundo a deputada Claudia Pereira (PSC), autora da lei que instituiu o Dia do Celíaco no Paraná em 20 de maio, promover debates sobre a doença celíaca e todas as suas consequências serve de alerta para que os pacientes possam conhecer e, principalmente, exercer seus direitos.SonoraAs legislações federal e estadual já garantem aos celíacos a rotulagem adequada de produtos industrializados, espaços específicos em supermercados para produtos sem glúten, informações sobre a composição dos alimentos em cardápios de bares, lanchonetes e restaurantes, fornecimento de merenda escolar adequada e no Paraná o “Selo Sem Glúten” para estabelecimentos seguros para celíacos. Somadas ao que preveem o Código de Defesa do Consumidor e a Constituição Federal, todas essas leis vêm garantir aos celíacos não apenas o direito à saúde, mas também a igualdade em sociedade, como explica a professora de Direito do Consumidor, Karina da Silva Matagão.SonoraA estimativa mundial é de que 1% da população tenha a doença celíaca, mas somente metade dessa parcela da população recebeu o diagnóstico. A doença compromete o intestino delgado, mas em muitos casos pode não apresentar sintomas gastrointestinais, dificultando o diagnóstico. Para a médica gastroenterologista Lorete Kotze, precursora no Paraná das pesquisas sobre a doença, é preciso levar informação de qualidade tanto para a população como também para os profissionais de saúde.SonoraDurante o encontro, a médica gastroenterologista Danielle de Castro Kiatkoski falou sobre a importância do diagnóstico correto, o tratamento adequado e a conscientização de amigos e familiares sobre a importância do paciente não ter nenhum tipo de contato com glúten. Já a diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, respondeu perguntas sobre os direitos dos celíacos e quais as medidas que podem ser adotados em caso de violação do que prevê a lei. A Acelpar (Associação dos Celíacos Brasil-Paraná) faz o acolhimento e a orientação de celíacos e familiares e mantem um cadastro de lojas e restaurantes com produtos sem glúten.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhes“Geração Atitude” estimula jovens a sonharem com um futuro diferente
Aproximadamente 200 alunos do ensino médio do Colégio Estadual Arnaldo Faivro Busato e do Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco em Pinhas participaram nesta quinta-feira (17) do bate-papo promovido pelo “Geração Atitude”. Representantes dos Poderes Constituídos e do Ministério Público falaram sobre cidadania, democracia, voto consciente e o funcionamento das instituições. O programa desenvolvido na rede estadual de ensino de todo o Paraná apoia a formação cidadã dos jovens, promovendo a participação social e o protagonismo juvenil.Segundo o assessor especial de Juventude, Edson Lau Filho, a formação cidadã proposta pelo “Geração Atitude” é o primeiro passo para um futuro de mudanças. Confira a entrevista.
Ver mais detalhes“Geração Atitude” desperta os jovens para a cidadania e para a política
Aproximadamente 200 alunos do ensino médio do Colégio Estadual Arnaldo Faivro Busato e do Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco em Pinhas participaram nesta quinta-feira (17) do bate-papo promovido pelo “Geração Atitude”. Representantes dos Poderes Constituídos e do Ministério Público falaram sobre cidadania, democracia, voto consciente e o funcionamento das instituições. O programa desenvolvido na rede estadual de ensino de todo o Paraná apoia a formação cidadã dos jovens, promovendo a participação social e o protagonismo juvenil.Para a aluna Caroline Schimerski, do 4º ano do curso técnico em administração, o programa desperta os jovens para temas que nem sempre fazem parte do dia a dia escolar. Confira a entrevista.
Ver mais detalhes“Geração Atitude” proporciona troca de experiências entre os participantes
Aproximadamente 200 alunos do ensino médio do Colégio Estadual Arnaldo Faivro Busato e do Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco em Pinhas participaram nesta quinta-feira (17) do bate-papo promovido pelo “Geração Atitude”. Representantes dos Poderes Constituídos e do Ministério Público falaram sobre cidadania, democracia, voto consciente e o funcionamento das instituições. O programa desenvolvido na rede estadual de ensino de todo o Paraná apoia a formação cidadã dos jovens, promovendo a participação social e o protagonismo juvenil.O promotor substituto da Comarca de Coronel Vivida, Lucas Losch Abaid, destacou que levar aos jovens informações sobre cidadania também é um aprendizado.
Ver mais detalhes“Geração Atitude” complementa formação cidadã dos estudantes paranaenses
Aproximadamente 200 alunos do ensino médio do Colégio Estadual Arnaldo Faivro Busato e do Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco em Pinhas participaram nesta quinta-feira (17) do bate-papo promovido pelo “Geração Atitude”. Representantes dos Poderes Constituídos e do Ministério Público falaram sobre cidadania, democracia, voto consciente e o funcionamento das instituições. O programa desenvolvido na rede estadual de ensino de todo o Paraná apoia a formação cidadã dos jovens, promovendo a participação social e o protagonismo juvenil.O programa foi adotado pela diretora do Colégio Estadual Arnaldo Faivro Busato, Claudia Oliveira Bortoletto, para levar informação técnica aos estudantes e complementar as atividades escolares.
Ver mais detalhes“Geração Atitude” aproxima os jovens das instituições públicas
Aproximadamente 200 alunos do ensino médio do Colégio Estadual Arnaldo Faivro Busato e do Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco em Pinhas participaram nesta quinta-feira (17) do bate-papo promovido pelo “Geração Atitude”. Representantes dos Poderes Constituídos e do Ministério Público falaram sobre cidadania, democracia, voto consciente e o funcionamento das instituições. O programa desenvolvido na rede estadual de ensino de todo o Paraná apoia a formação cidadã dos jovens, promovendo a participação social e o protagonismo juvenil.Segundo o desembargador aposentado, Guido Döbeli, ações como o “Geração Atitude” mostram aos jovens que os poderes estão acessíveis a todo cidadão. Confira a entrevista.
Ver mais detalhesDeputada Maria Victória recebe comitiva de província chinesa na Assembleia
A visita da comitiva foi na manhã desta quinta-feira (17) e aconteceu no Salão Nobre da Assembleia Legislativa. Ouça as entrevistas com o parlamentar Wang Li, secretário-geral do Congresso Popular da Província de Jiangsu; em seguida, com a deputada Maria Victória (PP) , que preside a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais e por último, com o diretor-presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, Adalberto Netto. Eles falam da importância da visita para firmar parceriras comerciais entre PR e Jiangsu.(sonoras)
Ver mais detalhesProjeto torna obrigatória apresentação de carteira de vacinação para matrículas
No momento da matrícula, tanto na ede pública como privada, os pais deverão apresentar carteira de vacinação dos filhos. O projeto é do deputado Tião Medeiros (PTB) e vai obrigar os pais a manterem as carteiras de vacinação em dia. Ouça entrevista com o deputado.(Sonora)
Ver mais detalhesAprovado projeto que institui a semana de conscientização do cãncer infantil
A proposta é do deputado Ney Leprevost (PSD). Ouça entrevista com o parlamentar.(Sonora)
Ver mais detalhesDeputados conhecem trabalho da Associação de Portadores de Fissura Lábio Palatal
Durante Grande Expediente desta segunda-feira (14), foi feita a apresentação da Associação dos Portadores de Fissura Lábio Palatal, por Silvana Aparecida Portes Becker , aconvite do deputado Marcio Pacheco, autor do projeto que instiui no paraná um dia dedicado ao tema. Ouça entrevista de Silvana e do parlamentar.(Sonoras)
Ver mais detalhesLívia Brodbeck, presidente da Adepar fala sobre desafios e conquistas da Defensoria Pública
Ouça entrevista com a presidente da Adepar e com o presidente da Asembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), que foi o responsável pela vinda de Lívia Brodbeck ao Poder Legislativo, parceiro da instituição. (sonoras)
Ver mais detalhes