RÁDIOS
Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.
Segurança dos ciclistas depende de conscientização e investimentos
(Descrição do áudio))DETRAN, ABCR, PRF, PRE, BPTran, associações de ciclistas de Curitiba e interior, além de ciclistas amadores e profissionais participaram, na manhã desta segunda-feira (14) no Plenário da Assembleia Legislativa, de uma audiência pública sobre “A Segurança dos Ciclistas”. O objetivo: debater ações preventivas e de fiscalização para minimizar os altos índices de acidentes envolvendo ciclistas. 22% dos acidentes que ocorrem no Brasil envolvem bicicletas, como explica o deputado Evandro Júnior, proponente da audiência.(Sonora)Entre as soluções apontadas, estão o planejamento e a conscientização (de todos, ciclistas e motoristas); a criação de bicicletários nos terminais de transporte coletivo, a integração por ciclovias entre a capital e a RMC, a conscientização sobre o uso de equipamentos adequados. campanhas publicitárias, que podem envolver ainda alertas sobre a presença dos ciclistas nas rodovias brasileiras, melhoria na sinalização, investimentos em ciclovias, e ainda, sensibilizar os empresários que comercializam bicicletas e mudar a cultura, para que os ciclistas também se responsabilizem. Os palestrantes lembraram ao longo do debate, que não adianta pensar isoladamente na bicicleta, mas em um planejamento com ações efetivas. De acordo com a PRF, no modelo atual, não há rodovias preparadas, faltam campanhas, investimentos em equipamentos. E que é preciso pensar na bicicleta como uma aliada na mobilidade urbana. Segundo dados da PRF, nas rodovias federais, entre 2012 e 2016, foram 50 óbitos de ciclistas. Dados do BPTran apontam que, entre maio de 2017 e abril de 2018, foram 260 acidentes com ciclistas. Com 249 ciclistas feridos e duas mortes. No bairro Sítio Cercado, está o cruzamento com mais ocorrências e a rua Afonso Camargo, foi a que registrou mais acidentes. O perfil do ciclista é na faixa etária entre 18 e 29 anos e a maior parte deles são rapazes.Em 27 de março foi feita uma audiência pública na Câmara dos Vereadores em Curitiba sobre o tema da segurança dos ciclistas nas rodovias. Ativista e vereador, Goura (PDT) diz que os debates são importantes, mas que devem sair do discurso para a prática.(Sonora)Foram detalhadas algumas políticas públicas destinadas aos ciclistas já em prática no estado e também no país. Entre elas, estão a inclusão de setembro como o Mês de Mobilidade, ações como o Dia Mundial sem Carro; inclusão de questões do teste do DETRAN Paraná na prova teórica para a habilitação relacionadas ao ciclismo, aumento no cicloturismo; E também está em confecção o Manual do Cicloviário, que será lançado pelo Contran em julho. De acordo com o comandante do BPTran, coronel Polak, a segurança nas cidades e nas rodovias passa pela melhoria da infraestrutura nas vias, na fiscalização, que deve ser voltada também para os ciclistas, com mais operações e pela educação, com a conscientização de motoristas e ciclistas. (Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesJovens são provocados a assumir responsabilidade como cidadãos no “Geração Atitude”
Quase 300 alunos do ensino médio do Colégio Estadual Sagrada Família, em Campo Largo, participaram nesta sexta-feira (11) de mais um bate-papo promovido pelo “Geração Atitude”. Nesta etapa do programa, o “Geração na Escola”, os estudantes participam de um encontro descontraído com representantes dos Poderes Constituídos e do Ministério Público para aprofundarem os conhecimentos sobre cidadania, democracia e voto consciente e tirarem as dúvidas sobre o funcionamento de cada instituição.O promotor de Justiça Rodrigo Baptista Braziliano provocou os jovens a assumirem a responsabilidade como cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Confira a entrevista.
Ver mais detalhes“Geração Atitude” desperta nos jovens o interesse pela carreira política
Quase 300 alunos do ensino médio do Colégio Estadual Sagrada Família, em Campo Largo, participaram nesta sexta-feira (11) de mais um bate-papo promovido pelo “Geração Atitude”. Nesta etapa do programa, o “Geração na Escola”, os estudantes participam de um encontro descontraído com representantes dos Poderes Constituídos e do Ministério Público para aprofundarem os conhecimentos sobre cidadania, democracia e voto consciente e tirarem as dúvidas sobre o funcionamento de cada instituição.A estudante Emanuelle Pereira Dalbo se prepara para o vestibular em uma universidade pública para o curso de filosofia, mas sonha com a carreira política no futuro. Confira a entrevista.
Ver mais detalhesMagistrada ressalta importância da participação dos jovens na sociedade e do voto
Quase 300 alunos do ensino médio do Colégio Estadual Sagrada Família, em Campo Largo, participaram nesta sexta-feira (11) de mais um bate-papo promovido pelo “Geração Atitude”. Nesta etapa do programa, o “Geração na Escola”, os estudantes participam de um encontro descontraído com representantes dos Poderes Constituídos e do Ministério Público para aprofundarem os conhecimentos sobre cidadania, democracia e voto consciente e tirarem as dúvidas sobre o funcionamento de cada instituição.A magistrada Carolina Arantes da Conceição Nunes, responsável pela Vara da Infância, Juventude e Família de Campo Largo, destacou a importância do voto como uma das formas de exercício da cidadania e do comprometimento dos jovens com a sociedade. Confira a entrevista.
Ver mais detalhesAlunos usam as próprias experiências para desenvolverem projetos para o “Geração Atitude”
Quase 300 alunos do ensino médio do Colégio Estadual Sagrada Família, em Campo Largo, participaram nesta sexta-feira (11) de mais um bate-papo promovido pelo “Geração Atitude”. Nesta etapa do programa, o “Geração na Escola”, os estudantes participam de um encontro descontraído com representantes dos Poderes Constituídos e do Ministério Público para aprofundarem os conhecimentos sobre cidadania, democracia e voto consciente e tirarem as dúvidas sobre o funcionamento de cada instituição.O estudante André Coimbra e a turma dele têm trabalhado em conjunto no desenvolvimento de uma proposta a partir de um grande desafio que também enfrentaram juntos. Confira a entrevista.
Ver mais detalhesAutores dos projetos selecionados no “Geração Atitude” defenderão propostas em Plenário
Quase 300 alunos do ensino médio do Colégio Estadual Sagrada Família, em Campo Largo, participaram nesta sexta-feira (11) de mais um bate-papo promovido pelo “Geração Atitude”. Nesta etapa do programa, o “Geração na Escola”, os estudantes participam de um encontro descontraído com representantes dos Poderes Constituídos e do Ministério Público para aprofundarem os conhecimentos sobre cidadania, democracia e voto consciente e tirarem as dúvidas sobre o funcionamento de cada instituição.O diretor Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, ressaltou que a edição 2018 do programa será mais completa com a abertura do Plenário para discussão e votação dos projetos. Confira a entrevista.
Ver mais detalhes“Geração Atitude” deve atrair número recorde de participantes e de propostas de lei
Os estudantes do Colégio Estadual Júlia Wanderley em Curitiba participaram nesta quinta-feira (10) de uma das etapas do “Programa Geração Atitude”. O “Geração na Escola” leva até os colégios estaduais do Paraná representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário além do Ministério Público para um bate-papo com os alunos sobre democracia, cidadania e voto.Segundo Dylliardi Alessi, diretor Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, a motivação dos jovens durante os encontros é um indicativo do sucesso do “Geração Atitude” que deve ter um número recorde de participantes.
Ver mais detalhes“Geração Atitude” forma cidadãos mais conscientes e também futuros políticos
Os estudantes do Colégio Estadual Júlia Wanderley em Curitiba participaram nesta quinta-feira (10) de uma das etapas do “Programa Geração Atitude”. O “Geração na Escola” leva até os colégios estaduais do Paraná representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário além do Ministério Público para um bate-papo com os alunos sobre democracia, cidadania e voto.O gosto pela política fez com que o estudante do 1º ano do ensino médio Pedro Monteiro tivesse o interesse não apenas de participar do ”Geração Atitude”, mas também de seguir carreira na política.
Ver mais detalhes“Geração Atitude” desperta os jovens para o protagonismo
Os estudantes do Colégio Estadual Júlia Wanderley em Curitiba participaram nesta quinta-feira (10) de uma das etapas do “Programa Geração Atitude”. O “Geração na Escola” leva até os colégios estaduais do Paraná representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário além do Ministério Público para um bate-papo com os alunos sobre democracia, cidadania e voto.Segundo a promotora de Justiça Mariana Dias Mariano, representante do Ministério Público do Paraná, o “Geração Atitude” desperta os jovens para temas que nem sempre são lembrados, mas que fazem parte do dia a dia de todos.
Ver mais detalhes“Geração Atitude” dá voz aos jovens paranaenses
Os estudantes do Colégio Estadual Júlia Wanderley em Curitiba participaram nesta quinta-feira (10) de uma das etapas do “Programa Geração Atitude”. O “Geração na Escola” leva até os colégios estaduais do Paraná representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário além do Ministério Público para um bate-papo com os alunos sobre democracia, cidadania e voto.Para a aluna Luah Couss, do 2º ano do ensino médio, o “Geração Atitude” dá voz aos jovens que nem sempre tem a oportunidade de participarem de maneira ativa da sociedade.
Ver mais detalhesDesembargador ressalta a importância do exercício da cidadania para uma sociedade melhor
Os estudantes do Colégio Estadual Júlia Wanderley em Curitiba participaram nesta quinta-feira (10) de uma das etapas do “Programa Geração Atitude”. O “Geração na Escola” leva até os colégios estaduais do Paraná representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário além do Ministério Público para um bate-papo com os alunos sobre democracia, cidadania e voto.O desembargador aposentado Acácio Cambi falou sobre a atuação do Tribunal de Justiça do Paraná e destacou a importância do exercício da cidadania. Confira a entrevista.
Ver mais detalhesJunho Verde será mês de conscientização ambiental no Paraná
Projeto do deputado Anibelli Neto (MDB), institui o Junho Verde como mês dedicado à realização de ações de promoção da preservação ambiental e conscientização e incentivo da população sobre os cuidados com o meio ambiente.Ouça entrevista do autor da proposta.(Sonora)
Ver mais detalhesEnsino a distância na área da saúde é tema de debate na Assembleia Legislativa
((Descrição do áudio))A Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná promoveu nesta terça-feira (08) uma audiência pública para debater a utilização da metodologia de ensino a distancia para formação profissional na área da saúde. Representantes de diversas categorias profissionais demonstraram preocupação com a qualidade dos cursos ofertados e a falta de estrutura adequada para aulas práticas presenciais.A publicação em 2017 de um decreto federal retirando da legislação a obrigação da contratação de professores para ministrar as aulas utilizando no lugar o termo “profissional de educação” é um dos pontos apontados pelos conselhos de classe que gerou um aumento sem precedentes na oferta de vagas na modalidade de educação a distância. Na comparação de 2016 com 2017 a oferta de vagas a distância na área da saúde praticamente duplicou, sendo que 40% dessas vagas estão concentradas nos estados da Região Sudeste.Segundo Ester Dalla Costa, diretora da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica e coordenadora da Comissão de Educação do Conselho Regional de Farmácia no Paraná, a legislação tornou-se muito flexível colocando em dúvida a qualidade da formação oferecida.SonoraO relatório do Conselho Federal de Enfermagem sobre fiscalizações realizadas em polos de educação a distância revelou falhas como a deficiência ou até mesmo a inexistência de laboratórios para a formação profissional e a não indicação do profissional responsável pelo curso.Para o especialista em educação a distância, André Fernando dos Reis Trindade, a qualidade dos cursos na área da saúde depende do cumprimento do que determina a lei, incluindo a aplicação de aulas práticas presenciais.SonoraPara o presidente da Comissão Saúde Pública, deputado Dr. Batista (PMN), é preciso uma atuação conjunta de diversos setores para reavaliar a questão, definir critérios rigorosos e garantir a qualidade necessária para a saúde oferecida à população.SonoraAtualmente, apenas os cursos de medicina, odontologia e psicologia não podem ser ofertados na modalidade a distância.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesOs impactos dos acidentes de moto no Sistema de Saúde são debatidos em audiência pública
(Dsecrição do áudio)) Representantes da Itaipu, da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), das secretarias estadual e municipal de Saúde, do Instituto Paz no Trânsito (IBPTran), do Hospital Cajuru, do DETRAN/PR, se uniram aos deputados delegado Recalcatti (PSD), Rasca Rodrigues (PV) e Hussein Bakri (PSD), para debater em uma audiência pública, os impactos dos acidentes de moto no sistema de saúde. Foi na manhã desta terça-feira (8) no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Segundo Recalcatti, o foco para as motocicletas tem motivo: o crescimento no número de acidentes envolvendo motos.(Sonora)Os diretores do Cajuru, que atende 100% pelo SUS, e 24 horas por dia, trouxeram dados alarmantes desse aumento: Dos cerca de 10 mil pacientes que passam pelo pronto-socorro todos os meses, 4500 são vítimas de acidentes de motos e pelo menos mil chegam com politraumatismos. A maioria das vítimas é de jovens do sexo masculino na faixa dos 23 anos. São 19 acidentes de moto por dia. Os grandes acidentados são os moto boys e moto-fretistas. E o custo disso por paciente varia de 60 a 70 mil reais. O diretor-geral da instituição, André Garcia, diz que a maior causa é a imprudência dos condutores. Para ele, o evento do Maio Amarelo é importante para que essa população entenda isso e não jogue a responsabilidades apenas para as autoridades.(Sonora) A coordenadora na área de trânsito da Secretaria Municipal de Saúde, Considera os eventos de trânsito como epidemias. E lembrou que atua em parceria com a Setran, a Secretaria Municipal de Trânsito e que existe em Curitiba, uma comissão criada por meio de lei, que trata do tema. Não apenas durante o mês de maio, mas em todo o ano, o DETRAN/PR realiza ações como treinamento para motociclistas, vai às escolas para orientar os jovens sobre direitos d deveres no trânsito, nas universidades, para também levar a eles informações de segurança e atua em todos os modais. Inclusive com pedestres. São amis de 30 projetos educativos desenvolvidos. Neste mês, as cem Ciretrans espalhadas pelo Paraná estão fazendo um trabalho educativo com a população.Também foi anunciado durante o debate, que o órgão de trânsito está adquirindo 384 bafômetros, o que significa que toda blitz em Curitiba contará com o equipamento. Além disso, o Estado Investiu em vias sinalizadas na capital e em 282 cidades, com projetos para sinalizar outras 80. Mas todos os palestrantes concordaram que nada é suficiente se não houver o respeito no trânsito. Que essa ainda é a melhor forma de minimizar os acidentes. O IBPTran, por exemplo, acolhe as vítimas, as famílias das vítimas e os infratores, mas lembra que é necessário ter auto-responsabilidade. Por isso, o tema do Maio Amarelo deste ano “O trânsito somos nós”.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesProjeto deve agilizar o transporte de órgãos no Paraná
A proposta é do deputado, Dr. Batista e quer integrar tanto órgãos de governo quanto a iniciativa privada para agilziar o trabsporte dos órgaõs no estado. Ouça.(Sonora)
Ver mais detalhesRepresentante da Marinha fala das atividades do órgão no Grande Expediente
Ouça o representante da Marinha, o comandante do 8º Distrito Naval da Marinha, que responde pelo Paraná, o vice-almirante, Antônio carlos Soares Guerreiro e também o deputado Tião Medeiros, que trouxe o tema à Tribuna da Assembleia. (sonoras)
Ver mais detalhesPastor Cícero Bezerra convida deputados e população para Marcha para Jesus
O pastor, que é vice-presidente do Conselho de Bispos Evangélicos no Paraná, aproveitou para falar do que representa a Marcha para Jesus, um dos maiores eventos de rua do estado, e que este ano acontece no dia 19 de maio. (snora)
Ver mais detalhesFrente Parlamentar debate ações para minimizar prejuízos do embargo na avicultura
Frente Parlamentar debate ações para minimizar prejuízos do embargo na avicultura((Descrição do áudio))Os prejuízos gerados pelo embargo da União Europeia à exportação de frango brasileiro e as medidas que devem ser adotadas para minimizar os impactos aos produtores paranaenses foram os temas da reunião desta segunda-feira (07) da Frente Parlamentar formada na Assembleia Legislativa do Paraná para monitorar a situação.A justificativa apresentada para impedir a importação da carne de frango salgada produzida em 20 unidades brasileiras, sendo oito instaladas no Paraná, foi a possível deficiência no sistema brasileiro de controle sanitário. No entanto, o Paraná mantem o monitoramento constante da carne produzida no estado e, segundo o gerente de Saúde Animal da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), Rafael Gonçalves Dias, nunca foi detectada nenhuma anomalia que colocasse em dúvida a qualidade do produto.Para o deputado Elio Rusch (DEM), que comandou a reunião, trata-se de uma barreira comercial e não sanitária. Por isso, a importância de unir esforços para defender o produtor paranaense.SonoraSegundo o superintendente Federal de Agricultura no Paraná, Cleverson Freitas, uma série de medidas já foi adotada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para aprimorar a fiscalização federal na tentativa de reverter o embargo. Paralelamente, o assunto será encaminhado à Organização Mundial do Comércio.SonoraAlém do embargo, a avicultura paranaense sofre com a queda de 18% no consumo do produto registrada nos últimos oito anos, o aumento no preço do milho e a perda de competitividade na União Europeia para países com melhores preços, como a Tailândia.Entre as ações sugeridas para minimizar a crise no setor está a renegociação de dívidas com financiamentos de custeio e investimento, a revisão de tarifas de energia elétrica, a implantação de um sistema de layoff para suspensão temporária de contratos de trabalho e a manutenção da desoneração da folha de pagamento para o setor.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesAudiência pública debate os rumos da Paranaprevidência
(Descrição do áudio))Para debater os rumos da Paranaprevidência, o deputado Requião Filho (MDB), reuniu especialistas do Tribunal de Contas, da OAB/PR, Dieese e também representantes de servidores na ativa e aposentados, na manhã desta segunda-feira (7), no auditório legislativo para uma audiência pública. O deputado teme pelo que chama de “trágicas consequências” do ajuste fiscal de 2015, que promoveu a reforma do sistema previdenciário no estado. e acredita que somente um novo projeto de lei pode ajudar a equilibrar o fundo.(sonora)As mudanças na Paranaprevidência incluíram a migração do Fundo Financeiro, custeado pelo Tesouro do Estado, para o Fundo Previdenciário, de 33.556 beneficiários, entre aposentados e pensionistas, com 73 anos ou mais até o dia 30 de junho de 2015. Com isso, os recursos usados para pagar esses aposentados e pensionistas, de R$ 142,5 milhões mensais, poderiam ser direcionados para áreas de atendimento à população. A expectativa do Governo do Estado era economizar R$ 1,5 bilhão anualmente e o projeto não alterava o pagamento dos benefícios para aposentados e pensionistas. A oposição alegava que era contrária á proposta porque acreditava numa insolvência do Fundo de Previdência. Na época, o principal alerta dos deputados era que se o Executivo não recolhesse a contrapartida patronal sobre os benefícios de inativos e pensionistas, o sistema entraria em colapso. Para Requião Filho, isso acabou ocorrendo, e a consequência, como os servidores inativos eram pagos pelo tesouro estadual, o governo deixou de aportar na previdência os valores correspondentes a esses funcionários a partir da aprovação da proposta. O resultado é que o caixa da Paranaprevidência vem sendo descapitalizado, ressalta o parlamentar.(Sonora)Segundo o governo, as mudanças permitiriam assegurar não só o equilíbrio atuarial, mas também o equilíbrio financeiro do sistema previdenciário estadual, conforme prevê o artigo 40 da Constituição Federal e que não há riscos de inviabilização do pagamento de benefícios. Além disso, que há amparo na legislação federal para isso, que estabeleceria que a contribuição do estado ao sistema previdenciário deve ser feita apenas sobre os servidores ativos, o que já acontece na União.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesPrimeiro bate-papo do “Geração Atitude 2018” tem avaliação positiva
Uma das fases do “Programa Geração Atitude” foi iniciada nesta quinta-feira (03) no Centro de Educação Profissional de Curitiba – CEEP Boqueirão. Aproximadamente 100 alunos do ensino médio participaram de um bate-papo com representantes do Legislativo, Executivo, Judiciário e do Ministério Público sobre temas como Cidadania, Democracia Participativa, Voto Consciente e a função dos Poderes Constituídos.Para a diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná, Kátia Chagas, o interesse demonstrado pelos estudantes durante o evento é um indicativo de que o “Geração Atitude” está cumprindo sua função de contribuir para a formação cidadã dos estudantes paranaenses. Confira a entrevista.
Ver mais detalhes