RÁDIOS
Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.
Incentivo à criação de moradias assistidas marca segundo dia de Seminário
(Descrição do áudio))No segundo dia do Seminário Internacional sobre Transtornos do Espectro Autista (TEA), no Plenário da Assembleia Legislativa, a jornalista e escritora Fátima de Kwant, mãe de autista que vive na Holanda há 34 anos, falou de como funcionam as moradias assistidas no país que é referência do tratamento do autismo, com políticas públicas nessa área desde a década de 1960. Lá, ela disse, as moradias assistidas foram criadas há 15 anos e estão em todos os municípios. Representam a proteção para os autistas adultos. É preciso lembrar que a criança autista se torna adolescente, adulto e idoso. E se os meios permitirem, ele pode se desenvolver. Fátima ressaltou que o autismo adulto é uma deficiência invisível. Mas com o apoio familiar e social, ele pode avançar. Foi o caso do filho dela, agora com 21 anos, que, graças à assistência e ao tratamento que recebeu, evoluiu do autismo severo para o leve. Independência que ele possui, e que é o bem mais precioso do ser humano, mas que a maior parte dos autistas não terá no futuro. Na Holanda, todo cidadão com um ou mais tipos de deficiência, tem direito a moradia assistida de graça. (Sobe som ... a estimulação continua))Ao longo da palestra, a jornalista contou como são as moradias assistidas no país europeu. Pequenos apartamentos divididos em blocos, com área escolar, de saúde, administrativa e de moradia. E o mais importante: é uma escolha dos autistas ir para esses locais. Por lá, têm acompanhamento total ou parcial. Depende do grau do autismo. Bem diferente da realidade do Brasil. Por isso, o deputado Péricles de Mello (PT) anunciou a criação de uma Frente Parlamentar na Casa para tratar do tema e mais, pretende trabalhar para a criação de um Centro de Integração do Autista no Paraná.(Sonora) Em seguida, Berenice Piana, idealizadora e colaboradora da Lei Federal que assegura mais direitos aos autistas, e coordenadora da Clínica-Escola de Autismo, no Rio de Janeiro, falou sobre o futuro do autismo na vida adulta. Da necessidade de se criar, além dos direitos previstos na legislação, as residências assistidas. Os mesmos locais a exemplo da Holanda, para que os portadores possam receber atendimento nessa fase da vida, em que já não têm as mães por perto. Para ela, as famílias precisam pensar no outro como o próprio filho e a união de grupos e associações é fundamental, como foi o caso dos parlamentares proponentes da audiência, de partidos com ideologias totalmente distintas, mas juntos na causa do autismo, Péricles e Maria Victória (PP). Depois Kenya Diehl falou sobre as dificuldades que enfrentou na vida profissional por ser portadora de autismo leve, desde a infância até a fase adulta. Aos 35 anos, hoje ela é palestrante, escritora, blogueira, mas pensava em ser advogada. O transtorno não permitiu. Ela, que também é mãe de um autista, aconselhou os pais a não esconderem os filhos e incentivá-los na busca por alguma profissão desde cedo. Para que na vida adulta, possam ter independência. Na parte final do seminário, os participantes puderam falar das experiências e fazer perguntas. Além de Péricles e de Maria Victória, os deputados Cláudia pereira (PSC) e Márcio Pacheco (PPL) também participaram dos debates desta terça-feira (17).Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesEspecialistas no tema do autismo recebem apoio da Mesa Executiva da Alep
Presidente Ademar Traiano (PSDB) parabenizou as mães de autistas e referências na causa do Espectro do Transtono Autista (TEA), Berenice Piana, Fátima De Kwant e Kênya Diehl, durante Grande Expediente da Sessão Plenária desta segunda-feira (16). Elas estão participando de um seminário sobre o tema nestes dois dias na Casa e também usaram a Tribuna pedindo apoio dos parlamentares oara que sejam criadas políticas públicas que atendam às necessidades dessa população. (Sonora)
Ver mais detalhesLicitações públicas deverão ser mais transparentes, prevê lei
Ouça a entrevista com o autor da lei, o deputado Nereu Moura (MDB).(Sonora)
Ver mais detalhesReferências na área de estudos sobre autismo participam de seminário na Alep
(Descrição do áudio))Grandes especialistas, referências em estudos e desenvolvimento de programas para melhoria da qualidade de vida dos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) participaram, na manhã desta segunda-feira (16) no Plenário da Assembleia Legislativa, do Seminário Internacional sobre Transtornos do Espectro, entre eles, Berenice Piana, que idealizou e colaborou na elaboração da lei federal que instituiu a Política de Proteção dos Direitos de Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, a partir de uma proposta feita à Comissão de Direitos Humanos do Senado.A lei foi batizada com o nome Berenice Piana e assegura os benefícios legais de todos os indivíduos com deficiência, como reservas de vagas em empresas, nas escolas regulares, e o atendimento preferencial em instituições como bancos, e também a participação em planos de saúde e o acesso a médicos, como neurologistas, psiquiatras e terapeutas de fala. A iniciativa do evento no Legislativo foi do deputado Péricles de Mello (PT), que lembra a importância do debate e quer articular para fazer avançar no Paraná as políticas públicas para os autistas.(sonora)O autismo não é uma doença. É um distúrbio do neuro-desenvolvimento, que afeta a capacidade do indivíduo de se comunicar, de interagir socialmente e de se comportar de acordo com as regras da sociedade. Essa pessoa tem um ou mais tipos de deficiência que em alguma fase de sua vida, vão prejudicar o seu desenvolvimento. Isso significa que o autista vai precisar de políticas públicas para viabilizar o seu tratamento e seu desenvolvimento até quando for necessário. Foram apresentadas durante as discussões, as principais experiências dos Estados Unidos e da Holanda com políticas de apoio aos portadores da síndrome do transtorno autista e seus familiares. Foi por isso que Sandra Prado fez questão de participar e trazer o filho Gonçalo, de 17 anos, diagnosticado com autismo aos sete. Ela largou tudo para cuidar dele, em função da falta de estrutura na rede pública de saúde e não se arrependeu.(Sonora)Tanto que Gonçalo terminou o Ensino Médio e já faz planos para o futuro.(sonora)A lei conhecida como Berenice Piana, tem motivo. Berenice é mãe de um autista de 24 anos, e sem conseguir tratamento, passou a militar nas causas do Transtorno, buscar informações, estudar e conseguiu mudar a realidade do filho. Para ela, debater o tema é mais uma forma de mostrar à sociedade que o autismo é mais comum do que se imagina: quando ela descobriu o transtorno do filho, era um autista para cada dez mil nascidos vivos. Hoje, ela conta, os números cresceram e são assustadores. Por isso, é tão importante debater o tema. (Sonora))Outra palestrante, a brasileira que vive na Holanda, Fátima De Kwant, mostrou a vanguarda do país europeu, na assistência aos autistas e às suas famílias. Por causa desse tratamento, o filho dela, que foi diagnosticado como autista severo na infância, passou a ter o transtorno de forma leve.(Sobe som))O seminário é o início de uma série de atividades que acontece ao longo da semana na Assembleia, com mais uma parte de debates e utilização do Grande Expediente da sessão plenária por Berenice Piana.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesAssembleia promulga lei de Nereu Moura, que garante mais direitos a idosos
Foi promulgada pelo presidente da Assembleia legislativa, o deputado Ademar Traiano (PSDB), a lei do deputado Nereu Moura (MDB) que garante aos idosos com 60 anos ou mais passagem gratuita em ônibus de linhas intermunicipais, públicas ou privadas do Paraná. Pela lei, serão reservadas duas vagas por veículo aos idosos que comprovarem renda de até dois salários mínimos. Eles terão ainda desconto de 60% no valor, quando excederem o limite previsto. Já os idosos com renda superior a dois salários mínimos pagarão a metade do preço, quando o limite for atingido. Também valem as compras pelos sites das empresas. Ouça entrevista com o autor da lei.(Sonora)
Ver mais detalhesDeputados, especialistas e pais discutem modernização da lei estadual do autismo
((Descrição do áudio))Especialistas e familiares de pessoas diagnosticadas com autismo debateram nesta quarta-feira (11) na Assembleia Legislativa do Paraná a importância da atualização e da regulamentação da lei estadual que estabelece as diretrizes para a Política Estadual de Proteção dos Direitos da pessoa com o Transtorno do Espectro Autista.O encontro foi uma iniciativa do deputado Ney Leprevost (PSD), que ressaltou a necessidade de envolver toda a sociedade na construção da legislação.SonoraA proposta para modernização da lei está em construção e deve colocar o Paraná na vanguarda quando o assunto é atenção especializada ao autista e à família de autistas. Segundo a diretora do Centro de Diagnóstico e Intervenção do Neurodesenvolvimento, Amanda Bueno dos Santos, o grande avanço da nova legislação será estimular a ciência e a pesquisa científica na área.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhes"Liderança na gestão de pessoas" é abordada em palestra da Escola do legislativo
(Descrição do áudio))A Escola do Legislativo promoveu na manhã desta quarta-feira (11), no Plenarinho da casa, a palestra “Estratégias de liderança e influência na gestão de pessoas”, com o master coach Gabriel Moya. Ele é formado pela Sociedade Brasileira de Coaching, mestre em Postura e Movimento pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em aumento de performance para líderes. Há dez anos trabalha com abordagens eficazes para o desempenho de liderança e influência. Ele falou por cerca de duas horas a servidores da Assembleia e de outros órgãos públicos, fazendo dinâmicas orientando sobre como agir para se tornar um bom líder. Para Gabriel Moya, ninguém nasce com o perfil de liderança.(Sonora)O palestrante abordou técnicas de persuasão, de influência, de como motivar e acompanhar uma equipe, não apenas no trabalho, mas na família e na sociedade. Para a coordenadora pedagógica da Escola do legislativo, Roberta Picussa, por ser um tema atual, precisava ser abordado pela instituição.(Sonora)A técnica judiciária, Céres Olsson, servidora do Tribunal Regional Eleitoral (T.R.E.), participou pela segunda vez de um evento da Escola do Legislativo e diz que tem aprendido com as palestras.(Sonora)A Escola do Legislativo da Assembleia é uma iniciativa da atual Mesa Diretora da Casa, e integra a política de modernização do Legislativo estadual, valorização de seu corpo funcional e a busca permanente por mais eficiência no serviço público. Inaugurada em 2015, a Escola desenvolve ações voltadas para deputados, vereadores, servidores da ALEP, funcionários de câmaras municipais, lideranças comunitárias, entidades e cidadãos interessados em aprofundar conhecimentos sobre o processo legislativo e o setor público. Ela tem o papel de aproximar a Assembleia e a sociedade, tornando o Poder Legislativo cada vez mais democrático.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesReposição salarial de policiais e bombeiros é tema de debate na Assembleia Legislativa
O deputado Marcio Pacheco reuniu nesta terça-feira (10) presidentes de entidades representativas de policiais e bombeiros militares e policiais civis para debater a reposição salarial das categorias. Um documento foi elaborado e deve ser encaminhado para a governadora Cida Borghetti. Confira a entrevista com o deputado.Sonora
Ver mais detalhesIncentivo à produção de energias limpas é tema de audiência pública na Alep
(Descrição do áudio))O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), participou da abertura da audiência pública, que debateu o tema “Otimização Pública das energias solar, eólica, biomassa e outras no Paraná”, na manhã desta terça-feira (10) no Plenarinho. Ele anunciou que após modificações na proposta original, com a apresentação de um substitutivo-geral, será votado na Casa o projeto de autoria dele que incentiva o uso de energias limpas, em especial para os pequenos produtores do Paraná. A primeira proposta previa a isenção do ICMS para a compra e venda de equipamentos para mini geradoras de energia hidráulica, eólica, solar e de biomassa, mas por vício de iniciativa precisou de mudanças como explica Traiano.(Sonora)Proposta pelo deputado Schiavinatto (PP), a audiência contou com a presença de representantes de diversos segmentos ligados ao setor de energia no estado, como Copel, Tecpar, Itaipu, que trouxeram as experiências na produção de energia sustentável. O superintendente de energias renováveis na Itaipu Binacional, Paulo Schimidt, por exemplo, diz que na usina que utiliza a água como maior fonte de energia, outras alternativas limpas estão sendo implantadas.(Sonora)O diretor do Tecpar, Júlio Felix, falou da estação Solar que montou para pesquisas junto ao INPE, das plantas de energia solar com tecnologias variadas em fase de testes e para produção de energia para o próprio instituto, da experiência do Projeto Conservação de Energia, o Conserv, e da implantação, desde 2013, do Projeto Smart Energy, por meio de Decreto. Ele congrega as competências do Estado e serve como instrumento de atração de investimentos para o Paraná.(Sonora)Esta é a segunda audiência pública para tratar do tema. O deputado Schiavinatto diz que o estado do Paraná não pode ficar de fora do Protocolo do CONFAZ, que permite retirar ou reduzir impostos de energia produzida pelos próprios consumidores.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesEm discurso, Traiano exalta trabalho de Romanelli e dá boas vindas a Pedro Lupion
Ouça trecho do discurso do presidente da Assembleia Legislativa, onde ela exalta o trabalho de Romanelli e dá boas vindas a Pedro Lupion , novo líder do Governo na Casa. (Sobe som))
Ver mais detalhesDr, Batista explica importância da lei que instituiu o "Abril Marrom"
Ouça entrevista com um dos autpores da lei que instituiu o "Abril Marrom" como mês de prevenção ás doneças da visão, deputado Dr Batista (PMN). (Sonora)
Ver mais detalhesPedro Lupion é o novo líder do Governo na Alep
O novo líder do Governo diz que tem aval de Romanelli, líder na gestão de Beto richa (PSDB). Ouça entrevista.
Ver mais detalhesDr. Hamilton Moreira ressalta iniciativa da Alep em criar o "Abril Marrom"
Ouça entrevista com o médico oftalmologista, referência no tema no paraná, sobre a iniciativa da lei que instituiu o "Abril marrom", mês de conscientização e de combate às doenças oculares.(Sonora)
Ver mais detalhesArtagão Júnior retorna e conta um pouco do trabalho como secretário
Ouça entrevista com deputado, que ficou à frente da pasta da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná por um período e que retornou nesta segunda-feira (9) à Assembleia Legislativa.(Sonora)
Ver mais detalhesDouglas Fabrício volta à Assembleia e faz balanço da experiência como secretário
Ouça entrevista na íntegra do parlamentar do PPS, que fala um pouco do trabalho que fez à frente da Secretaria estadual de Esporte e Turismo e das expectativas para o mandato que reassume.(Sonora)
Ver mais detalhesRomanelli: "Missão cumprida em um período difícil"
Apesar de liderar o Governo Beto Richa em um "período difícil", Luiz Cláudio Romanelli (PSB) avaliou como positiva a participação dele no Governo e espera que a nova governadora e se mostrou confiante no novo Governo. Ouça.(Sonora)
Ver mais detalhesMárcio Nunes: "Cida tem todas as condições para fazer um bom Governo"
Ouça entrevista do parlamentar.(Sonora)
Ver mais detalhesDeputado Tiago Amaral diz o que espera do Governo Cida Borghetti
Ouça entrevista com o parlamentar.(Sonora)
Ver mais detalhesOuça primeiro discurso de Cida Borghetti como governadora do Paraná
Ouça o discurso na íntegra.(Sobe som)))
Ver mais detalhes"Governo Cida será de continuidade",afirma deputado Alexandre Curi
Ouça entrevista do deputado Alexandre Curi (PSB) falando sobre expectativas para o Governo Cida Borghetti (PP).(Sonora)
Ver mais detalhes