Projeto que prevê tarifa zero para transporte público e aplicativo são lançados na Alep
(Descrição do áudio))
Por iniciativa do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), o Instituto Brasil Transportes (IBT), fez o lançamento do projeto de lei de iniciativa popular que institui a tarifa zero no transporte coletivo nas cidades. Foi durante uma audiência pública na manhã desta terça-feira (5) no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Também foi apresentado ao público o aplicativo “Mudamos” do Instituto Tecnologia e Sociedade (ITS), do Rio de Janeiro que desenvolveu a plataforma para funcionar como uma assinatura digital para que as pessoas possam assinar projetos como o da Tarifa Zero. A pesquisadora do ITS, Thayane Guimarães lembra que para que um projeto de iniciativa popular possa ser apresentado, são necessárias 1 milhão 700 mil assinaturas e que depois de pouco mais de um ano do lançamento do aplicativo, já foram 3 mil e 500 assinaturas. Ela acredita que em pouco tempo, o objetivo deva ser alcançado, já que a ferramenta vai agilizar o processo.
(sonora)
O aplicativo está hoje presente em 60% dos municípios brasileiros, com mais de cem mil downloads. O endereço é o https://app.mudamos.org/ e ele está disponível para IOS e Android. Thayane lembra que ele é seguro com relação aos dados fornecidos pelos usuários, e serve como instrumento de participação social, iniciação tecnológica, ao mesmo tempo que é uma alternativa técnica para os cidadãos de todo o Brasil participarem de elaboração e também da participação em projetos de lei em nível federal, caso do tarifa Zero.
(sonora)
A experiência do município de Araucária, na região de Curitiba, foi apresentada ao longo do debate. Lá são isentos do pagamento de passagem, os estudantes, mães que têm filhos em creches e toda a população utiliza o transporte público de graça aos domingos. Isso aconteceu após uma revisão nos contratos de concessão com as empresas privadas. Com isso, também foi possível baixar o custo da passagem de R$ 4,25 para R$ 2,90. Participaram da audiência, o presidente do IBT, Acir Mezzadri, e o secretário Municipal de Planejamento de Araucária e ex-presidente da Companhia Municipal de Transporte Coletivo, Samuel Almeida da Silva e representantes da União dos Estudantes Secundaristas.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Notícias Relacionadas
Deputada Cristina Silvestri (PP) apresenta projeto de lei para incentivar a equoterapia no Paraná
Proposta busca valorizar a terapia com cavalos e promover a inclusão de pessoas com deficiência.
Leia mais
TV Assembleia: Conversa Saudável aborda reabilitação e reinserção social pelo SUS
Bruno Bodanese, do Hospital de Reabilitação em Curitiba, explica como o tratamento prepara o paciente para uma vida com qualidade e independência.
Leia mais
Oposição questiona Governo sobre projeção fiscal e renúncias de receita em audiência na Assembleia
Deputados Arilson Chiorato e Professor Lemos, do PT, pediram esclarecimentos sobre os cálculos da meta e criticaram o volume de renúncias fiscais.
Leia mais
Assembleia Legislativa lamenta morte do ex-deputado Antonio Cotrim
Ex-parlamentar da 9ª Legislatura, ele teve trajetória marcada pela atuação empresarial e pela defesa da educação superior em Campo Mourão.
Leia mais