Cloara Pinheiro está em seu primeiro mandato como deputada estadual na Assembleia Legislativa do Paraná, eleita com mais de 35 mil votos — sendo a mais votada para o cargo no município de Londrina. Estreante na política, assumiu já no início da legislatura, em 2023, a Procuradoria da Mulher da Alep, posição em que foi reconduzida em 2025 pelo presidente Alexandre Curi, para permanecer até o fim de 2026.
Sua gestão à frente da Procuradoria da Mulher é marcada por um trabalho acolhedor e transformador. Com atuação firme e sensível, Cloara alcançou o marco histórico de 207 Procuradorias da Mulher ativas em todo o Paraná, tornando a rede paranaense a maior do Brasil. A atuação envolve palestras, articulações municipais e programas que fortalecem o protagonismo feminino, com atenção especial às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Entre os projetos de destaque está o “Cuidar de Quem Cuida”, em parceria com a Fecomércio-PR, SESC e SENAC, voltado ao cuidado com mães de crianças atípicas. Outro projeto recente é o termo de cooperação com o SESC/SENAC, que garante mais de 220 vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional para mulheres em situação de violência, proporcionando autonomia financeira e rompimento de ciclos de agressão.
Cloara também é vice-presidente da Comissão de Cultura e integra as Comissões de Direitos da Mulher, Igualdade Racial e Educação, além de participar das Frentes Parlamentares de Medicina e Odontologia, da Pró-Vida, da Primeira Infância e de Apoio ao Comércio Paraná-Paraguai.
Vida e trajetória
Nascida em Curitiba, é filha do coronel da Polícia Militar, Clóvis Pinheiro (in memoriam), e da dona de casa Araci Pinheiro. Cloara é formada em Serviço Social e construiu sua vida em Londrina, onde atuou por 25 anos como assistente social, sempre conciliando essa missão com a carreira de apresentadora de televisão. Na TV, passou por diversas emissoras de televisão. Na Rede Massa, ficou por 15 anos com o programa Destaque, ao vivo, e de grande popularidade em Londrina e região.
Sua história pessoal também inspira sua trajetória pública. Casada com o doutor em fisiologia do exercício Luís Cláudio, é mãe de Luiz Felipe e da estrelinha Carolina Reeberg Stanganelli, que faleceu aos cinco anos, em 1994, vítima de um retinoblastoma, tipo raro de câncer ocular. É também avó da pequena Ana Carolina, nascida em 2022.
Cloara é voluntária e porta-voz de causas sociais ligadas a pacientes com câncer, crianças com deficiência, idosos e autistas. É madrinha do coletivo Black Divas e mantém um diálogo permanente com movimentos culturais e lideranças comunitárias.
* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)
Carregando fotos...