Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Interiorização Possibilita Integração Com o Legislativo e Mapeamento das Demandas

Créditos: Rodrigo Rossi
A primeira interiorização da Assembleia Legislativa, realizada ontem (17) em Londrina, prestou contas dos 45 dias da nova Mesa Executiva e permitiu o levantamento das demandas regionais, como duplicação de rodovia, reestruturação do Aeroporto José Richa e projetos em parceria com o setor produtivo. O presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), e o 1º secretário, Plauto Miró (DEM), abriram a sessão ressaltando a economia de R$ 3,6 milhões durante o mês de fevereiro no caixa do Legislativo, a revisão dos supersalários, o corte no número de funcionários comissionados, de mais de 300 para apenas 99, assim como a revisão de aposentadorias e dos contratos da Casa.
A sessão de prestação de contas, que aconteceu na Câmara Municipal, foi marcada pela intensa participação de entidades organizadas, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Sociedade Rural do Paraná, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e lideranças políticas locais, que utilizaram a tribuna para pontuar as necessidades da região.
“Quando assumimos a Assembleia, assumimos também o compromisso de abrí-la, não apenas para transparência das despesas e dos recursos públicos que gastamos, mas também nas nossas ações. Queremos com isso abrir um debate com Londrina e região para que os parlamentares tenham este relacionamento com a realidade do Paraná. Quando formos discutir um projeto na Assembleia, o deputado saberá a realidade do Estado, porque vamos levar sugestões e uma lista de demandas”, disse Rossoni.


1º secretário, Plauto Miró, presta contas à sociedade.

Momento histórico - Na definição do 1º secretário, a Casa vive um momento histórico que certamente ficará marcado pelas iniciativas firmes, mas necessárias para a mudança de hábitos e costumes. “Assumimos o compromisso até mesmo como missão de vida, de sanear a Assembleia, fazendo com que a Casa fique mais aberta, mais transparente, que permita ao povo paranaense saber como é gasto o recurso público”, avaliou Miró.
Sobre os contratos da Assembleia, Plauto ressaltou que a população e os interessados em prestar serviços à Casa terão a clara possibilidade de saber como e onde o dinheiro público será investido. “Os contratos vencidos serão licitados. E os contratos que estão por vencer, também serão licitados, tornando-se abertos”.
No caso da regionalização da Assembleia, a definição apresentada por ele mostra que mesmo havendo representantes de diferentes locais do Paraná, a interiorização é extremamente positiva para o conjunto de ações desencadeadas no Parlamento, após o levantamento das demandas. “A política do deputado estadual é feita regionalmente. E os parlamentares ouviram a comunidade para que juntos na Assembleia a gente possa desenvolver um melhor trabalho”, avaliou o 1º secretário.

Confira as fotos no flickr da AL.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação