Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Projeto que Institui o Ano do Centenário da Imigração e Colonização Holandesa No Paraná é Aprovado Na Al

Créditos: Adriana Ribeiro: 41 .3350.4314
O Projeto de Lei nº 004/11, de autoria do deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Assembleia Legislativa, que institui o Ano do Centenário da Imigração e Colonização Holandesa no Estado do Paraná, foi aprovado pelos deputados nesta segunda-feira (21), em redação final. A proposição segue agora para sanção ou veto do governador Beto Richa.
Plauto Miró explica que a data será celebrada ainda este ano, permitindo a realização de uma programação específica que mostre a importância da colaboração dos holandeses ao longo destes 100 anos para o progresso e desenvolvimento do Paraná.
De acordo com o projeto, o município de Carambeí, na região dos Campos Gerais, será considerado a cidade berço da imigração e colonização holandesa no Paraná. Miró esclarece que a chegada dos imigrantes holandeses ao Estado aconteceu em dois momentos e lugares distintos: o início do século 20, em Carambeí – antigo distrito de Castro; e em 1950, em Castrolanda, distrito de Castro.
Os holandeses, segundo o projeto, sofreram muitas dificuldades na época da imigração, em função das diferenças culturais e de idioma que encontraram no Brasil. Além disso, muitos sofreram com doenças e intoxicações. “Felizmente, os obstáculos foram vencidos e eles fizeram de Castrolanda uma comunidade organizada”, explica o deputado. Foram os holandeses que estruturaram a Sociedade Cooperativa Castrolanda, que unida às cooperativas Batavo e Agrícola de Arapoti formaram a Cooperativa Centro de Laticínios do Paraná, responsável por uma das maiores bacias leiteiras do Brasil, localizada em Carambeí.

Confira as fotos da sessão plenária de segunda-feira (21/03) no flickr da AL. 
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação