NOTÍCIA
Notícia
Destaque
27 de Novembro é Dia de Luta Contra o Câncer de Mama No Paraná
16h35
por André Marassi / 41 3350-4071 - 9686-7135 / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DA DEPUTADA CIDA BORGHETTI
3 min de leitura
258 visualizações
O símbolo do combate ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, poderá ser visualizado em vários municípios do estado nesta terça-feira, 27 de novembro, como parte das ações do Dia de Luta Contra o Câncer de Mama no Paraná. Em Curitiba, ainda pela manhã, a Associação Amigas da Mama, lança a campanha “Vamos Vestir o Paraná de Cor-de-Rosa”. A ex-presidente da Associação, Tânia Gomes, fará um pronunciamento na Escola de Governo, com a presença do Governador Roberto Requião e secretários estaduais, falando sobre as ações preventivas que serão realizadas na capital.No município de Céu Azul, a administração municipal anunciou que haverá carro de som nas ruas, distribuição de panfletos explicativos e laços cor-de-rosa, além de uma palestra com a enfermeira Elisabeth Brás, da Unioeste. Em Maringá, o prefeito Sílvio Barros (PP), destacou profissionais da saúde para realizarem exames clínicos gratuitos à população em frente a prefeitura. Também está programada uma passeata de conscientização em favor da Campanha “Maringá na Prevenção do Câncer de Mama”. A saída será na Catedral, às 9 horas e serão entregues laços cor de rosa que simbolizam as atividades. A secretária da Mulher de Maringá, Terezinha Pereira destaca a importância da participação da comunidade. “Este é o tipo de câncer que mais vitimiza mulheres em todo o país e pode ser detectado na prevenção com chances de 95% de cura. Por este motivo nossa maior preocupação é com as mulheres que estão morrendo por não descobrirem a existência da doença a tempo de realizar o tratamento. Temos que investir na prevenção porque assim podemos salvar vidas”, disse a secretária.A deputada Cida Borghetti (PP), autora da lei que criou o Dia de Luta Contra o Câncer de Mama no Paraná, em 2005, destaca a importância do engajamento das prefeituras na campanha. “Em 27 de novembro do ano passado nos tivemos pelo menos dois casos de mulheres que passaram pelos exames, tiveram o diagnóstico positivo e puderam ser tratadas em tempo de salvar suas vidas”, explica a deputada, e completa “A participação de administradores públicos, sociedade civil organizada e a população em geral vêm aumentando a cada ano e, num futuro próximo, vai permitir a redução dos índices alarmantes de mortalidade por câncer de mama no Paraná”, finaliza a parlamentar.O câncer de mama é o tipo de neoplasia com maior taxa de mortalidade no Brasil. No Paraná, desde 2005, são registrados mais de 600 óbitos anualmente.
Notícias Relacionadas
18:21
Audiência pública debate e recebe demandas dos bairros de Curitiba na Assembleia Legislativa
Evento, no Auditório Legislativo, foi proposto pelo deputado Ney Leprevost (REP)
Leia mais
17:55
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
17:42
Assembleia aprova redução de 55% nos custos dos exames para emissão da CNH
Projeto do Governo transforma taxas em preço público e foi um dos itens aprovados nas sessões plenárias desta terça-feira (9).
Leia mais
15:48
Operações de crédito de US$ 150 milhões ao Executivo avançam na CCJ, mas recebem pedido de vista na Comissão de Finanças
De acordo com as propostas assinadas pelo Governo do Estado, os créditos serão destinados para investimentos em desenvolvimento econômico e modernização da gestão pública.
Leia mais