O trabalho de aproximação do Poder Legislativo com a sociedade tem feito com que a população cada vez mais participe das atividades promovidas na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Somente nesta semana, as audiências públicas, visitas de estudantes, reuniões das Comissões e o Aulão preparatório para o Enem reuniram mais de 1.200 pessoas.
Na segunda-feira (14), com a audiência pública para debater os projetos do Poder Executivo que tramitam na Alep, o Plenarinho ficou lotado, e foi necessário colocar mais cadeiras no local para abrigar os participantes. Também com o Plenarinho quase lotado, foi realizada uma audiência pública para debater a possibilidade de instalação de Pequenas Centrais Hidrelétricas no Rio Ribeira. Também foram realizadas audiências públicas com os representantes dos Quilombolas, dos Conselhos de Segurança de Curitiba e Região Metropolitana e com as pessoas atingidas por barragens no Paraná. Somam-se ainda as seis visitas de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, o que resultou, em aproximadamente, 250 alunos.
Completando o número de pessoas que estiveram na Alep, o Aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que já virou tradição, reuniu mais de 700 estudantes que, durante três horas, puderam revisar conteúdos importantes para a prova que será realizada no mês de novembro.
Premiação – O aplicativo “Agora É Lei no Paraná”, criado pela Diretoria de Comunicação e pelo setor de Tecnologia da Informação da Assembleia, é finalista da mais importante premiação do país a projetos e soluções de governo eletrônico com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, que modernizam a gestão pública e beneficiam o cidadão. A premiação é oferecida pelo Ministério do Planejamento e pela Associação Brasileira de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação – Abep. A solenidade de entrega do prêmio e-Gov será realizada no dia 13 de setembro, e o aplicativo da Assembleia do Paraná concorre com outros onze projetos de todo o país.
Brigada – A Assembleia Legislativa recebeu a certificação do Corpo de Bombeiros pelo cumprimento das normas de segurança, de combate a incêndios, evacuação de área e atendimento em situações de pânico ou emergência. O Certificado de Vistoria foi entregue ao presidente Ademar Traiano (PSDB) durante a sessão plenária de quarta-feira (16) pelo coronel Fábio Mariano de Oliveira, comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, e pelo tenente-coronel Ricardo Silva, comandante do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros.