Na reunião da CCJ no começo da tarde desta terça-feira (22), os parlamentares votaram 29 propostas. O principal destaque ficou por conta do projeto do deputado Edson Praczyk (PRB) que cria o Alerta Amber, um dispositivo já utilizado em outros países, que visa encontrar crianças e adolescentes desparecidos, por meio de divulgação de alertas de emergência em meios de comunicação como rádio televisão e sites, que pertençam aos órgãos públicos do Paraná. Os alertas devem conter imagens e dados dos desaparecidos, com confirmação pela polícia do desaparecimento e autorização dos pais para a divulgação. O projeto prevê ainda que eles devem ser menores de idade.
Outro destaque ficou por conta de três projetos da Defensoria Pública do Estado e que tiveram parecer favorável dos relatores. Um deles prevê a Revisão Geral Anual dos salários de 6,51% do ano de 2011 e 5,10% de 2012, que correspondem também a subsidio das carreiras de servidores e membros da Defensoria. Outra proposta aprovada e que vai trazer benefícios para os funcionários da Defensoria é o Auxílio-Transporte e a terceira prevê o pagamento do Auxílio- Alimentação aos servidores.
A reunião marcou ainda o retorno do deputado Nereu Moura (PMDB) à Comissão por onde passam todos os projetos que chegam à Assembleia. Ele substitui o deputado Alexandre Curi, que trocou o partido pelo PSB no período chamado de janela partidária. Para Nereu, que já fez parte da CCJ em outros momentos, é muito bom estar de volta.
(Sonora)
Da Assembleia legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.