Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Alunos de Apaes do Paraná premiados em festival nacional de artes são homenageados na Alep

Comemoração especial na Assembleia faz parte das atividades da Semana Nacional e Estadual da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Os talentos paranaenses revelados durante X Festival Nacional Nossa Arte foram homenageados na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta terça-feira (22), pelas premiações conquistadas no encontro artístico que reúne alunos das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais de todo o país. A entrega dos diplomas de menção honrosa aos artistas faz parte das comemorações da Semana Nacional e Estadual da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Foram premiados 28 alunos das Apaes das cidades de Cambira, Umuarama, Paranavaí, São João, Santa Helena e Kaloré, em diferentes segmentos artísticos. Segundo o deputado Professor Lemos (PT), a homenagem é uma forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido por esses jovens. “Eles merecem muito mais. Nós fizemos essa homenagem porque eles são nossos artistas que representaram o Paraná em um festival de artes nacional. Esses estudantes da APAE fazem um trabalho muito bonito nos esportes e nas artes e isso nos orgulha muito”.

A arte em suas mais variadas formas de expressão é um dos recursos utilizados pelas equipes das APAEs como forma de tratamento e estímulo ao desenvolvimento das crianças com algum tipo de deficiência, e tem revelado grandes talentos. Em todas as edições do festival, o Paraná sempre ocupou as três primeiras colocações. “As APAEs têm um foco direcionado para a arte porque a criança que é trabalhada nas diversas linguagens artísticas se constrói, se torna um ser humano crítico, capaz de expressar suas opiniões, de utilizar o ‘não’ e de fazer escolhas. A nossa arte direciona para a autonomia, o conhecimento e para a liberdade”, ressaltou Cláudia Moretti Marin, coordenadora de Artes da Federação das Apaes do Estado do Paraná (Feapaes-PR).

Feliz com as oportunidades que conquistou graças às Artes Cênicas, a aluna Ana Carolina de Carvalho agradeceu as homenagens. “Sou muito grata por chegar até aqui com os meus colegas”.

Mobilização – Durante a sessão plenária desta terça-feira (22) a presidente da Feapaes - PR, Neuza Soares de Sá, falou sobre a importância da Semana Nacional e Estadual da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada entre os dias 21 e 28 de agosto. O tema “Pessoas com Deficiências: direitos, necessidades e realizações” dá visibilidade às dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência para garantir os direitos previstos em lei. “Em termos de legislação, a partir da Constituição de 1988 nós tivemos muitos avanços legais. O que nós precisamos na realidade é o cumprimento da lei. A gente ainda encontra algumas barreiras arquitetônicas e nas atitudes para o não cumprimento dos direitos”, destacou Neuza.

Segundo o deputado Professor Lemos (PT), autor da lei que instituiu a semana estadual, é preciso mobilizar a sociedade para que todos tenham acesso ao que é de direito. “É uma semana de mobilização, de sensibilização e também para dar visibilidade, porque a diversidade precisa ser respeitada em todos os seus direitos, seja de acesso à saúde, educação, esporte, cultura, lazer e trabalho. Ter vida digna é o direito de todas as pessoas, em especial das pessoas com deficiência”.

Áudio não disponível no momento.







Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação