
Um projeto de lei, aprovado na Assembleia Legislativa durante a sessão remota desta quarta-feira (20), vai dar mais tranquilidade para as mães quando deixam os filhos nas escolas. Proposta pelo deputado Ademar Traiano (PSDB) e pelo então deputado e hoje governador, Ratinho Junior (PSD), em 2018, um programa de capacitação de alunos e funcionários da rede pública estadual vai fornecer treinamento em primeiros socorros para situações de emergência.
Alunos que sofrerem acidentes comuns nas escolas, como quedas, asfixias e afogamentos, serão atendidos inicialmente por colegas, professores e servidores enquanto não chegam os socorristas. Segundo Ademar Traiano, um caso inspirou a criação do projeto: a morte do menino Lucas, de dez anos, por conta da asfixia causada durante o lanche na escola. Ele afirma que o objetivo é salvar vidas.
SONORA ADEMAR TRAIANO
O projeto de lei é um complemento à lei estadual que criou o Programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola, em 2015. O treinamento de capacitação ficará a cargo da Coordenadoria da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.