O anteprojeto de lei que traça as diretrizes orçamentárias para o ano de 2018 já está tramitando na Assembleia Legislativa do Paraná. O documento com mais de 100 páginas foi protocolado na presidência da Casa na quarta-feira (12), dentro do prazo estabelecido pela Constituição Estadual, e lido em plenário na sessão desta terça-feira (18), como ressaltou o presidente da Casa, o deputado Ademar Traiano (PSDB). Ele disse aos jornalistas, na tarde desta terça-feira, que o texto teve poucas alterações em relação ao apresentado no ano passado.
(Sonora)
Depois da leitura em plenário, o projeto passa pela Diretoria Legislativa e depois será encaminhado para análise da Comissão de Orçamento, presidida pelo deputado Nereu Moura (PMDB), que avisou: vai abrir o prazo para a apresentação de emendas dos parlamentares. Vinte dias é o tempo que eles têm para isso e para fazer sugestões de possíveis alterações na proposta original, que veio do Governo.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias é um conjunto de normas e critérios que servirá de base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Ela estabelece onde e como vão ser aplicados os investimentos do Governo para 2018 e precisa ser votada antes do recesso legislativo, que começa em meados de julho.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.