Antes de escalar 82 montanhas, Waldemar Niclevicz é homenageado na Alep

03/06/2019 18h18 | por Bárbara Passos
Podcast
Há trinta anos, ele escala montanhas. O paranaense Waldemar Niclevicz foi o primeiro brasileiro a chegar ao topo do Everest, o maior pico do mundo, na fronteira entre Nepal e China, em 1995. E, daqui a alguns dias, embarca para outro desafio com outros cinco amigos: escalar os 82 picos dos Alpes Europeus, que têm mais de 4 mil metros de altura, em 120 dias.

Sonora

Por todas as aventuras, sempre carregando a bandeira do Brasil, durante três décadas de alpinismo, Niclevicz recebeu uma homenagem durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná, na tarde de segunda-feira (03). Quem propôs o reconhecimento foi o deputado Goura (PDT).

Sonora

O Corpo de Socorro em Montanha (COSMO) também foi homenageado. O grupo é formado por voluntários que dão suporte aos montanhistas que escalam o Pico Marumbi, na Serra do Mar paranaense. Em 23 anos de atuação, mais de 200 pessoas foram resgatadas no trajeto. Além de tentar evitar acidentes no local, o COSMO treina e presta ajuda aos Bombeiros e trabalha em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) na preservação do meio ambiente. É o que explica Maurício Savi, um dos voluntários.

Sonora

A entrega da menção honrosa teve de ser feita agora porque Waldemar Niclevicz segue viagem rumo aos Alpes Europeus já na semana que vem e o retorno, se tudo der certo, está marcado apenas para o fim de novembro, segundo o alpinista.

Sonora

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Bárbara Passos.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação