"Apadrinhamento Afetivo" é tema de debate que acontece na quarta-feira (22)
O Conselho Nacional de Adoção (CNA) aponta que, hoje, são 5023 crianças e adolescentes em casas de acolhimento espalhadas pelo Brasil aptas para adoção. No Paraná, são 500 (é o 4º Estado com mais crianças e adolescentes para adoção; só ficando atrás de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais). Destas 500, cerca de 40% tem mais de 12 anos segundo o Ministério Público do Paraná. Em Curitiba, são 612 crianças e adolescentes acolhidos em 28 instituições da capital. Destas, 296 já ultrapassaram os 12 anos. As promotorias da Vara da Infância e Juventude de Curitiba e Araucária consideram esses números altos já que, a partir dessa idade, as chances de adoção são mínimas.
“A maior parte dos interessados em adotar crianças tem a preferência por bebês. Enquanto isso, milhares de crianças mais velhas continuam em instituições. O programa de Apadrinhamento Afetivo não resolve o problema, mas possibilita a essas crianças a oportunidade do convívio familiar e da criação de laços com pessoas de fora da instituição de acolhimento. É uma atividade regulamentada pelo Governo Federal. Como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai), vou incentivar essa iniciativa tão importante para a vida dessas crianças”, garantiu o deputado estadual Cobra Repórter.
Selo – Tendo isso em vista, a comissão marcou para quarta-feira (22), às 9h, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), uma audiência pública para discutir ações relacionadas à adoção e ao apadrinhamento afetivo. O deputado lembra que o dia 25 de maio é o Dia Nacional da Adoção. A audiência vai contar com o depoimento de um casal homoafetivo que adotou duas irmãs com problemas visuais. Terá ainda a exibição de vídeos com depoimentos de pessoas que fazem parte do programa de Apadrinhamento Afetivo e também de famílias que adotaram adolescentes. Promotores da Vara da Infância e Juventude de Curitiba e Araucária também vão fazer uma palestra sobre Apadrinhamento Afetivo.
Na sequência, os parceiros da comissão serão diplomados e poderão utilizar o selo da Criai de empresa amiga das crianças, dos adolescentes, dos idosos e das pessoas com deficiência. A Criai é formada por sete parlamentares: o presidente deputado Cobra Repórter, a vice-presidente deputada Cantora Mara Lima (PSC), os deputados Alexandre Amaro (PRB), Luciana Rafagnin (PT), Marcio Pacheco (PDT), Subtenente Everton (PSL) e Luiz Carlos Martins (PP).
Notícias Relacionadas
Projeto que reconhece Cambé como Capital Estadual da Vocação Sacerdotal é sancionado no Paraná
De autoria do deputado Cobra Repórter (PSD), a iniciativa destaca a trajetória histórica, religiosa e cultural do município paranaense.
Leia mais
Para deputado Cobra Repórter (PSD), inclusão do Contorno Ferroviário de Curitiba na concessão da Malha Sul é questão de segurança pública
Parlamentar é um dos autores do requerimento destinado ao Governo Federal que exige a inclusão da intervenção como investimento obrigatório.
Leia mais
Projeto quer permitir retorno de militares da reserva ao serviço ativo até os 60 anos
Proposta do deputado Cobra Repórter (PSD) altera o Código da Polícia Militar do Paraná e prioriza critério de idade sobre tempo de inatividade.
Leia mais
Projeto de lei busca tornar obrigatória inspeção de equipamentos em atividades de aventura radical
De autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), texto altera a Lei nº 17.052/2012 e busca evitar novas tragédias em práticas como bungee jump e rope jump.
Leia mais