Assembleia agora conta com uma Bancada em Defesa do Serviço Público
(sonora)
Cerca de 30 entidades, entre civis e militares, estavam representadas na audiência. O economista Cid Cordeiro, que já coordenou o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócioeconômicos (Dieese) no Paraná, fez uma palestra apresentando dados, que, segundo cálculos do Fórum das Entidades Sindicais (FES), demonstram que os valores para a reposição dos servidores estão previstos no orçamento. Relatou também que sem essa reposição, R$ 1 bilhão de reais deixariam de entrar na economia paranaense por ano, já que são cerca de 300 mil servidores do Poder Executivo no Paraná: 147 mil na ativa, 92 mil aposentados e 27 mil pensionistas.
Segundo Tadeu Veneri, a criação da Bancada faz parte da semana de mobilizações do funcionalismo público estadual, que acontece até o dia 29 de abril, data em que acontece uma paralisação e protestos da categoria.
(sonora)
Segundo os participantes da audiência, são três anos sem receber a reposição anual da inflação, o que representa uma defasagem de 16,24%.
Em uma reunião com representantes do Fórum no começo deste mês, o secretário estadual da Administração, Reinhold Stephanes, concordou que a data-base atrasada é uma situação emergencial, e adiantou que o governo reconhece o impacto negativo do congelamento dos governos anteriores e anunciou aos servidores que levaria ao governador a reivindicação. Uma nova reunião está prevista para o próximo dia 25. O vencimento da data-base dos servidores do Poder Executivo é no dia 1º de maio.
Notícias Relacionadas
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Deputada Maria Victoria (PP) destaca sanção de lei que incentiva a transformação de resíduos em energia limpa no Paraná
Lei nº 23.246/2026 estimula o aproveitamento do gás metano derivado de resíduos sólidos para fins energéticos no Estado.
Leia maisAssembleia Legislativa debate saúde mental, aquicultura e presta homenagens na próxima semana
A sessão plenária da próxima segunda-feira (15) conta com sete itens na pauta.
Leia maisFórum realizado na Assembleia discute políticas públicas para comunidades terapêuticas
Realização do II Fórum Estadual Permanente de Comunidades Terapêuticas no Paraná foi uma iniciativa do deputado Gilson de Souza (PL)
Leia mais