Rádio

Assembleia discute em audiência pública a liberação da pílula do câncer

19h34
por Trajano Budola
2 min de leitura
1.361 visualizações
A Assembleia Legislativa promoveu na manhã desta quarta-feira uma audiência pública para discutir a liberação da produção e distribuição da fosfoetanaloamina, conhecida como pílula do câncer.//

O vento foi proposto pelo deputado Leonaldo Paranhos, do PSC, e acompanha a expectativa pela publicação da sanção ou do veto da presidente Dilma a um projeto aprovado pelo Congresso para liberar a substância.//

Pesquisadores do Instituto Butantan e da Universidade de São Paulo e pessoas que tem câncer e usam a fosfoetanolamina para amenizar a dor causada pela doença deram depoimentos sobre a pílula.//

Paranhos explicou que a sanção da lei vai ajudar a manter as pesquisas, o que pode significar mais avanços no combate ao câncer.//

SONORA LEONALDO PARANHOS

A deputada federal paranaense Leandre Dal Ponte, do PV, explicou o que foi debatido e aprovado na Câmara dos Deputados sobre a fosfoetanolamina.//

SONORA LEANDRE DAL PONTE

O médico pesquisador da Universidade de São Paulo Renato Meneguelo estuda a fosfoetanolamina em pacientes com câncer há quase 20 anos.//

Ele explica que ela pode ser um complemento a tratamentos convencionais, como a quimioterapia ou radioterapia, mas já foi observado o desaparecimento de tumores com o uso da pílula do cancer.//

SONORA RENATO MENEGUELO

Rosany Zanini tem câncer de mama e toma a fosfoetalonamina desde o ano passado, com liminares que conseguiu na justiça para comprar o medicamento.//

Ela afirma que a substancia alivia muito as dores no corpo.//

SONORA ROSANY ZANINI

Áudios

Compartilhar: