Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), o “Rolê Cívico Paranaense” vai permitir que os jovens de todo o estado conheçam melhor a atuação dos Poderes e possam colaborar com a formação de um novo conceito sobre as instituições públicas.
Sonora
Para o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), 1º secretário da Assembleia Legislativa, o objetivo das ações de cidadania é preparar os jovens para que possam participar de forma ativa nas decisões sobre o futuro da sociedade.
Sonora
O 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Laurindo de Souza Netto, afirma que parcerias como esta, em projetos de cidadania, reforçam o compromisso das instituições de servir a população paranaense.
Sonora
O projeto é dividido em duas etapas. Na primeira, as instituições de ensino superior que aderirem à proposta receberão material de apoio produzido pela Assembleia Legislativa para que temas como a história das instituições, o funcionamento e as particularidades de cada Poder sejam trabalhados em sala de aula. Em um segundo momento, os alunos que vierem a Curitiba participam de um tour guiado pelas sedes dos Poderes, de sessões de julgamento no TJ, de sessões plenárias na Assembleia e de um curso sobre processo legislativo, que será ministrado pelo diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.