Assembléia faz audiência para discutir venda de bebida durante a Copa do Mundo
Dois projetos de lei que tratam do assunto tramitam na casa.//
Um deles, de autoria do deputado Reinhold Stephanes Júnior, do PMDB, permite a venda.//
O outro, do deputado Leonaldo Paranhos, do PSL, proíbe a comercialização, a distribuição gratuita e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios.//
Até o momento, o Paraná não possui legislação sobre o tema. A proibição da venda, observada atualmente, é resultado de acordo entre os clubes, o Ministério Público do Paraná, a Secretaria de Segurança Pública e as Policias Civil e Militar.//
O deputado Stephanes defendeu a venda em todos os tipos de eventos e lembrou os compromissos internacionais assumidos pelo governo brasileiro.//
SONORA STEPHANES
Já o deputado Paranhos pediu a proibição em todos os eventos esportivos.//
SONORA PARANHOS
O secretário estadual especial para Assuntos da Copa, Mário Celso Cunha, trouxe uma interpretação da Lei Geral da Copa, que segundo ele, já caracteriza a autorização da venda de bebidas alcoólicas nos estádios.//
SONORA MARIO
Ao final da audiência, o deputado Marcelo Rangel destacou o equilíbrio no debate e a necessidade de mais discussões a respeito do tema.//
SONORA RANGEL
Em defesa da venda se manifestaram, ainda, o vereador de Curitiba Juliano Borghetti, do PP, o presidente da Associação de Bares e Restaurantes do Paraná, Fábio Aguayo, e o presidente da Frente Nacional dos Torcedores, João Hermínio.//
Contra a liberação falaram o coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor, Ciro Scheraiber e o delegado da Polícia Civil, Clóvis Galvão Gomes.//
Posicionaram-se a favor do amplo debate a vereadora por Curitiba Renata Bueno, do PPS, o secretário da Corregedoria Geral Cid Marques Vasques, e o representante do Comando Geral da Polícia Militar, major Wilson Rogério Valla.//
A audiência, realizada no Plenarinho da Assembleia, durou cerca de duas e teve a participação de vários segmentos sociais.//
Notícias Relacionadas
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia maisAudiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia maisParaná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia mais