Assembleia Legislativa do Paraná terá procuradoria especial para auxiliar mulheres
Segundo Traiano, a nova procuradoria vai auxiliar as mulheres na garantia de seus direitos e funcionará de forma integrada com a Defensoria Púbica, que também terá um espaço próprio na Assembleia.
Sonora
A Procuradoria da Mulher terá a função de auxiliar as mulheres no acompanhamento de ações já propostas para que as medidas de garantia dos direitos dessas mulheres sejam adotadas o mais rápido possível, evitando atrasos e paralisações desnecessárias.
Durante a sessão plenária desta segunda-feira, seis mulheres foram homenageadas representando todas as paranaenses. As homenageadas foram escolhidas por dedicarem suas vidas ao cuidado com o próximo, ao fortalecimento da mulher e por se destacarem em suas áreas de atuação. Para a presidente da comissão, deputada Cantora Mara Lima (PSC), é preciso reconhecer a atuação das mulheres em nossa sociedade.
Sonora
Em discurso representando todas as homenageadas, a ex-governadora Cida Borghetti relembrou que muitas ações hoje consolidadas no estado, como a Campanha Outubro Rosa, começaram pela união e esforço de parlamentares. Já a delegada da mulher em Ponta Grossa Claudia Kruger, também uma das homenageadas, alertou para a importância de debater um dos temas que mais preocupam as mulheres: a violência.
Sonora
As mais diversas formas de violência contra a mulher também estiveram em debate na audiência pública sobre Políticas Públicas para mulheres, promovida pela deputada Luciana Rafagnin (PT).
Sonora
Para a representante da Rede de Mulheres Negras do Paraná, Alaerte Leandro Martins, é preciso colocar as demandas das mulheres em debate, em especial o combate à violência, para que a mulher tenha a informação como defesa.
Sonora
Também foram homenageadas: Luciana Saito Massa, primeira dama do Paraná, Neiva Pavan Machado Garcia, vice-reitora da Unipar, Antônia Passos de Araújo, coordenadora do Fórum Popular de Mulheres e Bárbara Aline Gonçalves da Rocha, soldado da Polícia Militar do Paraná assassinada em 2016, que na ocasião foi representada pelo pai, Claudecir Gonçalves Rocha.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Notícias Relacionadas
Deputada Cristina Silvestri (PP) apresenta projeto de lei para incentivar a equoterapia no Paraná
Proposta busca valorizar a terapia com cavalos e promover a inclusão de pessoas com deficiência.
Leia mais
TV Assembleia: Conversa Saudável aborda reabilitação e reinserção social pelo SUS
Bruno Bodanese, do Hospital de Reabilitação em Curitiba, explica como o tratamento prepara o paciente para uma vida com qualidade e independência.
Leia mais
Oposição questiona Governo sobre projeção fiscal e renúncias de receita em audiência na Assembleia
Deputados Arilson Chiorato e Professor Lemos, do PT, pediram esclarecimentos sobre os cálculos da meta e criticaram o volume de renúncias fiscais.
Leia mais
Assembleia Legislativa lamenta morte do ex-deputado Antonio Cotrim
Ex-parlamentar da 9ª Legislatura, ele teve trajetória marcada pela atuação empresarial e pela defesa da educação superior em Campo Mourão.
Leia mais