Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia Legislativa presta homenagem à Casa Latino-Americana

Instituição voltada para a promoção da cultura e dos direitos humanos está completando 31 anos de fundação.

Por proposição da Comissão de Cultura, presidida pelo deputado Péricles de Mello (PT), a Assembleia Legislativa promoveu na sessão plenária desta segunda-feira (24) uma homenagem especial à Casa Latino-Americana (CASLA), sediada em Curitiba. “Essa instituição, que está completando 31 anos, já atendeu neste período milhares de imigrantes e refugiados, dando apoio na defesa dos direitos humanos na América Latina”, destacou o deputado.

Na ocasião, a presidente da CASLA, a médica uruguaia Gladys Renée de Souza Sanchez, reivindicou aos deputados apoio ao pleito que a instituição está apresentando ao Governo do Estado. “Pedimos aos deputados que apoiem a nossa reivindicação da concessão definitiva da sede da CASLA, que nos foi cedida na forma de comodato”, explicou. A advogada Ivete Maria da Rocha, vice-presidente da entidade, reforçou o pedido e informou que existe um projeto para ampliar o espaço físico da CASLA, garantindo um melhor atendimento a todos que buscam auxílio junto à organização.

“Estamos de portas abertas para prestar apoio em diversas áreas. Desenvolvemos um importante trabalho jurídico auxiliando imigrantes e refugiados na regularização de documentos e outras causas”, acrescentou Ivete. De acordo com Gladys, que imigrou para o Brasil no início dos anos 80, hoje a CASLA, uma instituição que começou no Paraná, já é reconhecida em toda a América Latina. O líder do Governo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), disse que o Governo está disposto a buscar uma solução jurídica para transferir definitivamente o imóvel para a instituição, que desenvolve um trabalho fundamental na defesa dos direitos humanos.

Fundação – A CASLA, que funciona no bairro Alto São Francisco, é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1985, que tem entre seus objetivos discutir as questões da América Latina por meio de ações educacionais e culturais. Ela foi fundada por iniciativa de paranaenses engajados na resistência democrática do continente, privilegiando desde então ações de formação educacional e difusão da cultura. A entidade mantém, entre outras atividades, um curso regular de língua e cultura espanhola, além de um programa de entrevistas sobre aspectos sócio-políticos e culturais latino-americanos (América Latina Viva), em parceria com a UFPR TV. Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido a Assembleia entregou aos representantes da CASLA um certificado de Menção Honrosa.

 *Assista ao vídeo relacionado no Facebook da Assembleia Legislativa do Paraná.

Áudio não disponível no momento.
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação