Palestra destaca papel da contabilidade no desenvolvimento econômico e no fortalecimento do empreendedorismo
Evento foi promovido pela Escola do Legislativo em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PR).
A importância da contabilidade para o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico foi tema da palestra promovida pela Escola do Legislativo, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), na noite desta segunda-feira (27), no Plenário da Casa. O encontro reuniu profissionais da área, estudantes, servidores públicos e representantes de instituições para debater a contribuição dos contabilistas para o crescimento sustentável e a gestão eficiente de empresas e organizações.
A palestra foi conduzida pelo presidente do CRC-PR, Everson Luiz Breda Carlin, e pela contabilista Lucélia Lecheta, primeira mulher a presidir a autarquia. Na abertura do evento, o diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso, destacou a importância da parceria entre as instituições para ampliar o acesso ao conhecimento e promover debates sobre temas relevantes para o desenvolvimento do Paraná.
“Nós temos uma parceria estabelecida entre a Escola do Legislativo e o Conselho Regional de Contabilidade desde o mês de abril deste ano, por isso, resolvemos reforçar e ajudar a expandir essa visão da importância do contabilista, tanto para o empreendedorismo, quanto para as atividades econômicas do Estado.”
Durante a palestra, o presidente do CRC-PR falou sobre a contribuição da contabilidade para o desenvolvimento econômico, ressaltando a atuação do profissional como agente estratégico para empresas, empreendedores e para a administração pública. "A contabilidade está envolvida em todos os cantos da sociedade, não só na iniciativa privada, como também em contas públicas. Contabilidade é questão de transparência, e os órgãos públicos precisam muito de transparência”, enfatizou o presidente.
Já Lucélia Lecheta ressaltou a participação feminina e a conquista de mais espaço na contabilidade. Comentando o evento, a contabilista declarou: “É um momento muito importante para o Conselho de Contabilidade do Paraná. A regulamentação da profissão está fazendo 80 anos. A profissão tem crescido muito, e ajuda tanto na saúde das empresas, quanto das pessoas físicas, e está passando por um momento bastante importante também com relação à reforma tributária. Então, são profissionais muito importantes para a economia, o que é motivo de muito orgulho.”
Na ocasião, também foram lembrados os 80 anos de criação do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, marco que reforça a trajetória da instituição na valorização da profissão e no apoio ao desenvolvimento da atividade contábil no Estado. Além dos integrantes já mencionados, compuseram a mesa de abertura, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (Rep.), o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), conselheiro Ivens Linhares, a 2ª Secretária da Câmara Municipal de Curitiba, vereadora e contadora Indiara Barbosa (Novo), o vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Laudelino Jochem, o presidente da Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná (Fecopar), Jean Corradini, a presidente do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCONT), Elizeth de Carvalho, e o presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Marcos Rigoni de Mello.
PALESTRA - "A RELEVÂNCIA DO CONTABILISTA PARA O EMPREENDEDORISMO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO"
Carregando fotos...
Notícias Relacionadas
Fórum reúne profissionais de secretariado executivo de cooperativas na Assembleia Legislativa
Participantes conheceram o funcionamento do Parlamento e o trabalho do Cerimonial, setor responsável por eventos e solenidades da Assembleia.
Leia maisREEL reúne Câmaras da Região Metropolitana de Curitiba para fortalecer educação legislativa
Roda de conversa promovida pela Escola do Legislativo Estadual, no Salão Nobre da Assembleia, estimulou a troca de experiências e a construção de iniciativas voltadas à formação cidadã.
Leia maisColégio Estadual do Paraná vence final do Debatedores Nota Mil na Assembleia
Competição reuniu quatro colégios no Plenário da Assembleia e estimulou estudantes a desenvolverem argumentação, pesquisa e pensamento crítico.
Leia maisPalestra aborda caminhos para superar formalismo excessivo nas contratações públicas
Procurador do Estado orienta servidores sobre elaboração de estudos técnicos e termos de referência.
Leia mais