Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia Legislativa sedia debate do PPA Federal na próxima sexta-feira (07) Legislativo recebe, a partir das 10 horas, os ministros Simone Tebet e Márcio Macêdo para Plenária que debate o tema.

30/06/2023 16h47 | por Thiago Alonso
Todo cidadão pode participar da elaboração do PPA via cadastro no site Gov.Br ou via as plenárias presenciais promovidas pelo governo.

Todo cidadão pode participar da elaboração do PPA via cadastro no site Gov.Br ou via as plenárias presenciais promovidas pelo governo.Créditos: Arte: Vinícius Leme/Alep

Todo cidadão pode participar da elaboração do PPA via cadastro no site Gov.Br ou via as plenárias presenciais promovidas pelo governo.

O Plano Plurianual (PPA) que está sendo elaborado pelo Governo Federal será debatido na Assembleia Legislativa do Paraná. O Poder Legislativo vai sediar a Plenária Estadual de discussão e participação popular do Plano Plurianual Participativo no dia 07 de julho. A iniciativa, promovida pelo Governo Federal e pelos deputados Arilson Chiorato (PT) e Luiz Claudio Romanelli (PSD), ocorre a partir das 10 horas no Plenário da Casa. Estão previstas as participações da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e do ministro chefe Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo. Todo cidadão pode participar da elaboração do PPA via cadastro no site Gov.Br ou via as plenárias presenciais promovidas pelo governo.

A iniciativa do Governo Federal faz parte do Brasil Participativo, que está proporcionando a elaboração do Plano Plurianual com a contribuição da sociedade, seja por meio de conselhos participativos, associações, sindicatos e ONGs, seja de forma direta pela população, por meio da participação digital.  As reuniões iniciaram em 11 de maio e se estenderão por todo o território nacional até 10 de julho.

A Assembleia Legislativa já realizou uma reunião para discutir a organização da etapa paranaense da plenária. O encontro realizado no Auditório Legislativo contou a presença de deputados estaduais, federais, representantes dos governos estadual e federal, além de membros de entidades da sociedade civil organizada. Os presentes debateram aspectos técnicos da plenária.

O deputado Arilson Chiorato reforçou a importância de a população participar da elaboração de políticas públicas. “De fato, a participação popular, algo que a gente não via nos últimos anos, agora está acontecendo. Estamos trabalhando para organizar como o povo pode interagir, participar, mandar reivindicações, sugestões, críticas. Todos poderão dizer o que quer para o Brasil e para o Paraná”, explicou.

Presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) lembrou que o próprio Poder Legislativo está promovendo reuniões para debater o PPA estadual. “O Governo Federal decidiu adotar a mesma prática que nós estamos adotando aqui no estado do Paraná, fazendo debate sobre o Plano Plurianual. O objetivo é construiu o orçamento de forma participativa. Este é o momento de se apresentar sugestões para que se possa pensar em médio prazo aquilo que é fundamental para a sociedade paranaense”, frisou.

O Plano Plurianual (PPA) é um documento previsto na Constituição. Elaborado a cada quatro anos, o PPA define metas, diretrizes e programas do Governo. O documento sempre é elaborado no primeiro ano de mandato do presidente da República. O PPA deve ser entregue ao Congresso Nacional até 31 de agosto de 2023, junto à Lei Orçamentária Anual (LOA).

Credenciamento de imprensa

O credenciamento para a cobertura jornalística do evento deve ser realizado até a quarta-feira (5), ao meio dia. Comunicamos que todos veículos de comunicação devem solicitar o credenciamento via e-mail (imprensa@assembleia.pr.leg.br) com o nome do profissional, nome do veículo, telefone e e-mail de contato. (ler mais)

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação