Assembleia terá intensa movimentação nesta terça (25)
A terça-feira será de intensa movimentação na Assembleia legislativa. Já a partir de 8:30h da manhã, uma audiência pública debate o “Uso de animais como aparato de segurança em manifestações públicas”. Vai ser no Plenarinho da Casa e foi proposta pelo deputado Rasca Rodrigues (PV), que coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais. O evento acontece em função do projeto de lei que pretende proibir no Paraná a utilização de animais em manifestações de rua. Especialistas da área de segurança pública, entre eles o ex-secretário Nacional de Segurança Pública, coronel José Vicente da Silva Filho, confirmaram as presenças. Além de representantes do Canil Central da Polícia Militar do Paraná, da Cavalaria da PM e de entidades de proteção aos animais.
Ainda de manhã, a partir de 10h30, na Sala das Comissões, a Frente Parlamentar em defesa dos Setores de Comércio Gastronômico, Hotelaria e Turismo, coordenada pelo deputado Ney Leprevost (PSD), faz uma reunião para debater as perspectivas do turismo para o desenvolvimento econômico do Estado.
Devem participar do encontro representantes da Secretaria Estadual do Esporte e Turismo, da Paraná Turismo, do Instituto Municipal do Turismo, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes/PR, a (Abrasel)) entre outras instituições ligadas ao setor.
Às 13h30, na Sala das Comissões, a Comissão de Constituição e Justiça vota uma pauta com 36 projetos. Entre eles, o que torna obrigatória a reserva mínima de 5% de vagas de trabalho para mulheres em obras públicas na área da construção civil e o que prevê a instalação e monitoramento de câmeras com sistema "OCR" (o reconhecimento óptico de caracteres) nas praças de pedágio do Paraná.
Durante a sessão plenária, que começa às 14:30h, os atletas paranaenses que disputaram os jogos Parapan-Americanos em Toronto, no Canadá, serão homenageados. São 19 os atletas paranaenses que participaram da competição e garantiram oito medalhas de ouro, quatro de prata e quatro bronzes. O Brasil terminou o Parapan em primeiro lugar no quadro geral com 257 medalhas, sendo 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze, na melhor participação da delegação em todos os tempos.
Notícias Relacionadas
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia maisProjeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais