NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assessoria de Imprensa da Alep
17h56
Fonte: Assessoria de Imprensa da ALEP / 41 3350-4188 / Carlos Souza
2 min de leitura
606 visualizações
Distribuído em 10/06/08REPRESENTANTES DE CASCAVEL REIVINDICAM, NO LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO, CRIAÇÃO DE VARAS CÍVEIS NA CIDADEO deputado Edgar Bueno (PDT) e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Cascavel, Luciano Braga Côrtes, se reuniram nesta terça-feira (10) com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nelson Justus (DEM), para pedir o apoio do poder legislativo para a implantação de mais duas varas cíveis na cidade. Na seqüência, o grupo se reuniu com o primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Antônio Lopes de Noronha.A OAB Cascavel, que representa o grupo, acredita que a criação da 4ª e da 5ª Vara Cível possam amenizar o problema do acúmulo de processos, muitos deles esperando há vinte anos por uma sentença. Com uma população de aproximadamente 285 mil habitantes, Cascavel possui apenas três Varas Cíveis, onde os juízes respondem por 28 mil de processos em trâmite e o que torna a Justiça cada vez mais morosa.“A maioria das cidades do interior do Paraná vive a dramática deteriorização da Justiça e Cascavel não foge à regra. O poder judiciário precisa de mais efetivo para atender toda a demanda e nos reunimos com o presidente da Assembléia e o desembargador para trazer esse pleito da cidade”, argumentou o deputado Edgar Bueno (PDT).O parlamentar destacou ainda que a iniciativa de criação da 4ª e da 5ª Vara já foram aprovadas pelo Código de Organização e Divisão Judiciárias, mas não foram instaladas até hoje. “O desembargador Noronha foi muito receptivo ao nosso pleito e destacou que tão logo o Tribunal de Justiça tenha condições para atendê-lo, Cascavel será atendida”, disse.A Campanha de mobilização para o fortalecimento da abertura da 4ª. e 5ª. Varas Cíveis na Comarca de Cascavel reúne diversas entidades, como a OAB Cascavel, a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, Associação de Micros e Pequenas Empresas do Oeste do Paraná (AMIC), Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), Sindijus-PR (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná), entre outras entidades, sindicatos e movimentos de classe organizados.
Notícias Relacionadas
18:26
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
15:09
Deputada Maria Victoria (PP) destaca sanção de lei que incentiva a transformação de resíduos em energia limpa no Paraná
Lei nº 23.246/2026 estimula o aproveitamento do gás metano derivado de resíduos sólidos para fins energéticos no Estado.
Leia mais
13:39
Assembleia Legislativa debate saúde mental, aquicultura e presta homenagens na próxima semana
A sessão plenária da próxima segunda-feira (15) conta com sete itens na pauta.
Leia mais
13:11
Fórum realizado na Assembleia discute políticas públicas para comunidades terapêuticas
Realização do II Fórum Estadual Permanente de Comunidades Terapêuticas no Paraná foi uma iniciativa do deputado Gilson de Souza (PL)
Leia mais