NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assessoria de Imprensa da Alep
18h27
por Flávia Prazeres
Fonte: Assessoria de Imprensa da Assembléia Legislativa do Paraná/(41) 3350-4188
1 min de leitura
354 visualizações
O veto do governador Roberto Requião ao projeto do deputado Professor Luizão (PT), possibilitando que os agentes penitenciários portem armas mesmo fora do serviço, teve sua votação adiada por entendimento das lideranças partidárias da Assembléia Legislativa.Segundo a justificativa do governo, o veto se deve ao fato de que a matéria é prerrogativa da União, pois se trata de matéria de direito penal, conforme determina o artigo 22 da Constituição Federal. Além disso, não estaria prevista na legislação federal, na qual estabelece que o portador de arma deva comprovar a necessidade, assim como capacidade técnica e aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo.O Executivo ainda alega que os agentes quando ingressaram na condição de agente penitenciário ou de escolta de preso, mediante concurso público, não foram capacitados e nem formados para empunhar armas de fogo.O veto deve retornar à pauta de votações na próxima semana e para ser derrubado necessita do voto de 28 dos 54 deputados.
Notícias Relacionadas
18:26
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
15:09
Deputada Maria Victoria (PP) destaca sanção de lei que incentiva a transformação de resíduos em energia limpa no Paraná
Lei nº 23.246/2026 estimula o aproveitamento do gás metano derivado de resíduos sólidos para fins energéticos no Estado.
Leia mais
13:39
Assembleia Legislativa debate saúde mental, aquicultura e presta homenagens na próxima semana
A sessão plenária da próxima segunda-feira (15) conta com sete itens na pauta.
Leia mais
13:11
Fórum realizado na Assembleia discute políticas públicas para comunidades terapêuticas
Realização do II Fórum Estadual Permanente de Comunidades Terapêuticas no Paraná foi uma iniciativa do deputado Gilson de Souza (PL)
Leia mais