NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assessoria de Imprensa da Alep
18h28
por Flávia Prazeres
Fonte: Assessoria de Imprensa da Assembléia Legislativa/3350-4188
3 min de leitura
765 visualizações
As festas eletrônicas, popularmente conhecidas por “raves”, passarão a contar com uma regulamentação própria assim que for promulgada lei a proposta votada hoje (15) na Assembléia Legislativa. A iniciativa é do deputado Fábio Camargo (PTB). O entendimento das lideranças estabeleceu que a medida votada em primeira discussão retorne à pauta de votações daqui a dez sessões plenárias, podendo assim serem debatidas mudanças ao texto original.De acordo com o autor, a medida legal pretende regulamentar e dar diretrizes para que estas festas possam ser realizadas com segurança e fiscalização. Para isso, os organizadores destes eventos terão que apresentar toda uma documentação dois dias antes da festa. Além disso, apenas as empresas regularmente constituídas e com inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica poderão realizar festas desta espécie.“Com a aprovação desta lei estaremos coibindo a realização de eventos clandestinos e garantindo a assistência médica adequada, policiamento, segurança e tranqüilidade às pessoas freqüentadoras das festas de música eletrônica”, destacou Camargo.Dentre os documentos exigidos pela nova legislação constam o certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros, a autorização da Polícia Civil e do comando local da Polícia Militar, assim como a certidão negativa municipal, estadual e federal.A matéria já recebeu uma emenda corretiva da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), responsável pela análise da constitucionalidade e da legalidade de todas as proposições que aqui tramitam, sobre pontos da técnica legislativa e alterações em algumas normas para aplicação da lei.Um dos pontos alterados pela emenda refere-se à disposição dos documentos exigidos no local, devendo ser colocados em lugar visível a todos os órgãos públicos responsáveis pela fiscalização do evento.ATENDIMENTO – A disponibilidade de ambulâncias no local será de uma quando o evento contar com a participação de 50 a 1000 pessoas e de duas se houver mais de 1000 pessoas. As festas terão que ser realizadas com uma distância mínima dos centros urbanos. Nas cidades pequenas, a extensão exigida é de um a três quilômetros. Em municípios de médio porte é de cinco quilômetros. Já no caso das cidades maiores, as “raves” terão que ocorrer a pelo menos dez quilômetros da área central.Além do que, a proposição proíbe a participação de menores de 18 anos e o Conselho Tutelar deverá ser comunicado pela empresa organizadora no mínimo com dois dias de antecedência da realização do evento.No projeto a questão ambiental também é tratada, sendo que o lixo produzido deverá ser separado para reciclagem antes da desocupação completa do local.
Notícias Relacionadas
18:26
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
15:09
Deputada Maria Victoria (PP) destaca sanção de lei que incentiva a transformação de resíduos em energia limpa no Paraná
Lei nº 23.246/2026 estimula o aproveitamento do gás metano derivado de resíduos sólidos para fins energéticos no Estado.
Leia mais
13:39
Assembleia Legislativa debate saúde mental, aquicultura e presta homenagens na próxima semana
A sessão plenária da próxima segunda-feira (15) conta com sete itens na pauta.
Leia mais
13:11
Fórum realizado na Assembleia discute políticas públicas para comunidades terapêuticas
Realização do II Fórum Estadual Permanente de Comunidades Terapêuticas no Paraná foi uma iniciativa do deputado Gilson de Souza (PL)
Leia mais