NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assessoria de Imprensa da Alep
17h08
por Adriana Ribeiro / 41 3350-4188
2 min de leitura
378 visualizações
Os deputados aprovaram nesta segunda-feira (13), em primeira e segunda discussões, o projeto de lei nº 187/09, que sugere a criação de uma medalha de mérito para condecorar militares estaduais e federais, civis e instituições que tenham se destacado em atividades de defesa civil. A proposta, de autoria do Poder Executivo, recebeu parecer favorável das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e da Segurança Pública (CSP).O governo do Estado justifica o projeto dizendo que a atuação da Defesa Civil se ampliou ao longo dos anos. “Durante muito tempo, as ações de defesa civil foram associadas apenas à coleta e distribuição de alimentos e remédios e ao repasse de verbas em áreas atingidas por desastres. A própria participação dos cidadãos ocorria apenas nestes momentos.” Ainda, segundo do governo, hoje a atuação da Defesa Civil se ampliou, aumentando a participação de instituições públicas e da sociedade em geral, o que exige o desenvolvimento de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social. “No desenvolvimento dessas fases encontramos pessoas cuja atuação vai muito além do senso comum ou do próprio cumprimento do dever, pessoas movidas por um sentimento solidário e fraternal que faz com que o indivíduo abra mão da segurança e do conforto e se doe em prol do bem estar de um irmão flagelado”, diz o projeto.A Medalha de Mérito da Defesa Civil do Estado do Paraná terá a denominação Medalha Tenente Coronel QOBM Dario Natan Bezerra. Com esse nome, a Casa Civil pretende também homenagear Dario Bezerra, bombeiro militar que se destacou na defesa civil paranaense. Durante a carreira, Bezerra desenvolveu atividades voltadas às atividades de busca, salvamento e de defesa civil, em especial nos municípios de Londrina, Cornélio Procópio, Arapongas, Cascavel e Curitiba.
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais