NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assessoria de Imprensa da Alep
17h38
por Flávia Prazeres - (41) 3350-4188
3 min de leitura
594 visualizações
O meio-ingresso, concedido desde 1995 a todos os estudantes matriculados em estabelecimentos de ensino público ou particular de 1º a 3º graus, passará a ser concedido também para pessoas com deficiência, conforme prevê o projeto de lei nº 227/08 aprovado nesta terça-feira (07) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia. A matéria agora segue para a análise das demais comissões permanentes e depois vai à votação plenária.Se aprovado pelos deputados, os estudantes com necessidades especiais, desde que devidamente matriculados, terão direito a pagar meia-entrada em casas de diversões, espetáculos, praças desportivas e similares.Segundo o autor, deputado Ney Leprevost (PP), o projeto de lei visa corrigir uma injustiça aos estudantes portadores de necessidades educativas especiais, “que até então estavam alijados do benefício concedido pela Lei 11.182/95, conhecida como a Lei do Meio-Ingresso”, completou.MEIA-ENTRADA – A Lei nº 11.1182, que estabeleceu o meio-ingresso ou meia-entrada para estudantes, foi publicada em Diário Oficial em 23 de outubro de 1995. Pelo texto, os estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino, seja público ou privado, têm o direito ao pagamento de metade do valor efetivamente cobrado para ingresso em casas de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares. Para a legislação, a meia-entrada deve ser cobrada pelas casas de diversões ou estabelecimentos quando realizarem espetáculos musicais, artísticos, circenses, teatrais, cinematográficos, atividades sociais, recreativas, culturais, esportivas, e quaisquer outras que proporcionem lazer, cultura e entretenimento.Os estudantes para terem direito a meia-entrada devem apresentar a identidade estudantil, que é expedida pelas entidades que representam o corpo discente, dependendo da faixa etária e escolar: União Brasileira de Estudantes de 1º e 2º Graus, (UBES), União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES) e União Nacional dos Estudantes (UNE). As carteiras perdem a validade ao final de cada ano letivo.Mais recentemente, em 2008, os professores também passaram a ter direito ao benefício, graças a uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa, cuja autoria é da deputada Rosane Ferreira (PV). O projeto que já constitui a Lei nº 15.876 permite que docentes da rede pública ou particular de ensino possam pagar apenas 50% do valor realmente cobrado para o ingresso em estabelecimentos e/ou casas de diversões, praças esportivas e similares, que promovam espetáculos de lazer, entretenimento e difusão cultural, conforme especifica.Para ter direito a meia-entrada, os professores devem apresentar um comprovante de vínculo empregatício com a instituição de ensino, assim como documento oficial de identificação.
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais