NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assessoria de Imprensa da Alep
17h44
por Flávia Prazeres - (41) 3350-4188
2 min de leitura
938 visualizações
Os deputados aprovaram em segunda discussão o projeto de lei do governo estadual, que amplia a licença-maternidade de servidoras públicas civis e militares, passando dos atuais 120 para 180 dias. Mas, o tema rendeu um amplo debate, porque alguns deputados pretendiam adiar a votação da matéria.Primeiramente, o deputado Edson Strapasson (PMDB) que pediu a retirada do projeto de lei da pauta de votações, alegando que a matéria não teria sido apreciada pela Comissão de Finanças. Depois de um entendimento entre os deputados, ficou acertado que o projeto de lei seguiria o trâmite e não retornaria à Comissão de Finanças, inclusive o deputado Reni Pereira (PSB) afirmou durante a votação que a medida legal não implicaria em aumento de receita e, que, portanto, não precisaria passar pela Comissão.O deputado Professor Lemos (PT) disse durante a votação que a matéria precisa de agilidade porque irá beneficiar mais de 100 mil servidoras públicas “além disso, diversos estados e municípios, inclusive Curitiba, já implantaram a licença-maternidade de 180 dias. Vale lembrar que a proposta também favorece às crianças, pois no período da amamentação elas necessitam muito das mães”, completou.LDO – Os deputados também aprovaram a redação final do texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2010, com uma previsão de mais de R$22 bilhões. A matéria, que é analisada previamente pela Comissão de Orçamento, recebeu 19 emendas, tendo sido 14 acatadas. Dentre elas, a que permite ao governo estadual o remanejamento de 5% do orçamento, o equivalente a R$ 1 bilhão. Além disso, uma das emendas trata da reestruturação da Defensoria Pública, assim como da criação de carreira própria e da realização de concurso público para defensores.A LDO ainda prevê a destinação dos recursos para educação, que devem ser de 30% do orçamento, 12% para saúde, 5% para o Tribunal de Justiça (TJ), 3,9% para o Ministério Público e 5% para Assembleia Legislativa. Parte do montante destinado ao Legislativo, o equivalente a 1,9%, será destinado ao Tribunal de Contas (TC).
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais