NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assessoria de Imprensa da Alep
17h58
por Adriana Ribeiro 3350-4188
2 min de leitura
857 visualizações
Os deputados aprovaram nesta terça-feira (16), em segunda discussão, o projeto de lei n° 083/09, que sugere a criação da Semana de Conscientização da Medicina Preventiva. Dentro do calendário oficial do Estado, o evento deve acontecer sempre na terceira semana de outubro. Antes a proposta já havia recebido pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e da Saúde (CS).De autoria do deputado Dr. Batista (PMN), o projeto tem o objetivo de incentivar a conscientização sobre a importância da medicina preventiva, que tem a missão de propor a adoção de medidas que promovam a saúde e previnam doenças. A idéia é que durante a semana, médicos visitem escolas, empresas, igrejas e outros locais que tenham aglomeração de pessoas para falar sobre a prevenção. O segredo para se ter uma boa saúde, segundo o deputado, que é médico, está numa alimentação saudável. “Ao comer alimentos saudáveis é possível evitar várias doenças, entre elas câncer, derrame, infarto, trombose e úlceras perfuradas”, disse. Dr. Batista justifica que, durante muitos anos, a medicina preventiva foi considerada uma área que cuidava apenas da prevenção de doenças, quase como um sinônimo de vacinação. “Hoje esse conceito vai muito mais além, pois engloba um crescente interesse pela melhoria da qualidade de vida das pessoas”, justificou no projeto.O deputado disse ainda que as práticas preventivas têm evoluído com o passar do tempo, representando hoje um grande avanço na medicina, por sua eficiência e objetividade. “A educação visando à prevenção é a melhor forma de alcançar e manter uma vida saudável”, explica.
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais