NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assessoria de Imprensa da Alep
17h52
por Adriana Ribeiro – 3350-4188
2 min de leitura
217 visualizações
A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (26), em última instância, o Projeto de Lei n° 233/09 que propõe um reajuste de 6% nos salários dos servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. O reajuste beneficia os servidores ativos e inativos do quadro efetivo e de cargos de comissão. O projeto segue agora para sanção ou veto do governador Roberto Requião (PMDB).Sugerido pelo próprio TC, com base na Constituição Estadual - que dá legitimidade ao Tribunal para apresentação da proposta - o projeto de lei representará um acréscimo de R$ 6,8 milhões ao ano na folha de pagamento, que atualmente é de R$ 132,4 milhões. De acordo com a proposta, que não recebeu nenhuma emenda dos deputados, o impacto financeiro que o reajuste irá gerar será suportado pelo orçamento próprio do Tribunal de Contas, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal.Ao propor o reajuste, o TC destaca que o projeto de lei não tem objetivo de aumento de remuneração, mas sim de revisão geral anual prevista no artigo 27 da Constituição Estadual e no artigo 37 da Constituição Federal. Segundo o artigo 37, a remuneração dos servidores públicos somente poderá ser fixada ou alterada por lei específica, observada a iniciativa privada em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices.
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais