NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assessoria de Imprensa da Alep
18h25
por Flávia Prazeres - (41) 3350-4188
3 min de leitura
588 visualizações
Os deputados adiaram na sessão plenária desta quarta-feira (01), por dez sessões, a votação do projeto de lei que cria o Instituto Paranaense das Águas (Ipaguas), entidade autárquica vinculada à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema). A matéria, que também trata da extinção da Suderhsa (Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos de Saneamento Ambiental), antes deve passar pelas comissões de Ecologia e Meio Ambiente e de Finanças da Assembleia.De acordo com a justificativa do governo estadual, a nova autarquia possibilitará um melhor gerenciamento do recurso hídrico. Além disso, o executivo busca aprofundar mecanismos para a promoção da gestão pública das águas no Paraná. Segundo o governo, o aperfeiçoamento do sistema vem sendo desenvolvido desde 2003.O governo ainda alega que para a modernização do sistema de gestão de água é necessária a extinção da antiga autarquia e a criação do Ipaguas, possibilitando a integração da política de recursos hídricos a de saneamento. A partir de então, o recurso passaria a contar com mais comitês para gerenciar. Atualmente são cinco comitês de bacia hidrográfica, mas até o final de 2009 esse número deve dobrar, contemplando assim todas as bacias hidrográficas.No texto legal há previsão da extinção de alguns cargos, o equivalente a 19 gratificações de chefia e de assessoramento da antiga autarquia. Porém, serão criados outros 56 para gerenciar o instituto, entre eles, um cargo de diretor-presidente; cinco cargos de diretor; um cargo de chefe de Gabinete; três cargos de assessor; sete cargos de gerente de Bacia Hidrográfica; um cargo de secretário executivo de Conselho; 14 cargos de chefe de departamento; 14 cargos de assistente técnico; sete cargos de chefe de seção e três cargos de chefe de setor.De acordo com a proposta, o Instituto Paranaense das Águas terá sede e foro na cidade de Curitiba e jurisdição em todo território do Paraná, podendo instalar unidades administrativas regionais. A nova entidade poderá firmar convênios, acordos ou contratos, ficando responsável por aqueles fechados pela autarquia extinta.FUNARPEN – Com o uso do painel eletrônico, 20 dos 30 deputados presentes na sessão votaram a favor do requerimento do deputado Elton Welter (PT), o qual adiava por cinco sessões plenárias a discussão do projeto de lei que altera a legislação responsável pela criação do Fundo de Apoio ao Registro de Pessoas Naturais (Funarpen). A iniciativa, apresentada pelo deputado Caito Quintana (PMDB), permitirá que o fundo seja concedido aos escrivães de família. Os recursos do fundo servem para fazer valer a legislação federal, a que estabeleceu gratuidade dos registros de nascimento e de óbito.De acordo com o deputado Reinhold Stephanes (PMDB), a proposta pode resolver o déficit das varas de família, que segundo ele teriam 85% dos seus serviços prestados gratuitamente por conta da legislação federal.Para o líder governista, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), a alteração na lei permitirá melhor distribuição dos recursos do fundo. “Um projeto da maior importância que pode pôr fim a uma grave situação de pessoas que se utilizam desse dispositivo constitucional”, defendeu. Mas, o deputado Elton Welter (PT) disse que há estudos para se criar um fundo especial que possa atender as demandas da gratuidade.
Notícias Relacionadas
18:12
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
17:14
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia mais
15:10
Audiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia mais
11:29
Paraná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia mais