NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assessoria de Imprensa da Alep
19h27
por Flávia Prazeres - (41) 3350-4188
4 min de leitura
608 visualizações
Com 52 votos, os deputados estaduais aprovaram nesta segunda-feira (30), em primeira discussão, o mínimo regional que deve passar das atuais variáveis de R$ 527,00 a R$ 547,80 para R$ 605,00 e 629,00, válidos para as categorias que não têm acordo coletivo de trabalho. O reajuste deve retornar à pauta de votações da sessão plenária desta terça-feira (31).Segundo o líder da Oposição, Élio Rusch (DEM), serão apresentadas emendas, que não têm como finalidade retardar a votação, nem tampouco prejudicar os trabalhadores, mas sim assegurar mais benefícios. “Uma das emendas deve estabelecer que o aumento da iniciativa privada seja aplicado no setor público”, defendeu. Projeto similar tramita na Casa, o que estabelece que o percentual de 14,9% seja estendido aos funcionários públicos. A matéria, que está em discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), foi apresentada na Assembleia pelo deputado Antonio Belinati (PP).De acordo com o líder governista, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), o reajuste equivale a um percentual de 14,9%, ficando assim 12,05% superior ao valor praticado nos demais estados brasileiros. O mínimo regional, que está em seu terceiro ano, deve segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), beneficiar até 453 mil trabalhadores diretos e indiretos.JUDICIÁRIO - O crédito suplementar de R$ 39,6 milhões para a aquisição de terreno de 170 mil metros quadrados, em Curitiba, cuja propriedade é do INSS, foi aprovado pelos deputados em segunda discussão, mas com uma subemenda, apresentada pelo relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Luiz Cláudio Romanelli (PMDB). A emenda a princípio tinha sido apresentada pelo deputado Reni Pereira (PSB) na Comissão de Finanças, porém foi alterada pelo relator da CCJ.O lider governista, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) acatou a emenda na forma de uma subemenda, ou seja, fazendo algumas alterações no texto original. Ele explicou que a emenda a princípio trata de “discurso político”, mas que por outro lado pode ser incluída no projeto original. “Estamos comprando o terreno por um terço do valor, porém não dá pra dizer que não possa se aproveitar a ideia da emenda. Mas, vale ressaltar que as ações sobre a propriedade do terreno já foram julgadas e o que há são 34 ações de reintegração de posse”, destacou.A subemenda, apresentada pelo governista, estabelece que no ato da realização da compra e da venda, o vendedor, no caso o INSS, terá que fazer prova do domínio da propriedade das áreas alienadas. No texto anterior, caso não fosse comprovada a veracidade da propriedade, o valor seria depositado em juízo.Entretanto, a matéria recebeu um voto contrário do deputado Tadeu Veneri (PT), que alegou ser contra o uso de recursos públicos para tal finalidade. Para ele, há situações mais urgentes que necessitam de recursos, além do que na avaliação do deputado o montante de quase R$ 40 milhões seria muito alto para a construção de estacionamento e de um parque.A medida legal ainda deve passar por mais duas discussões antes de ser enviada ao veto ou sanção do governador Roberto Requião (PMDB).DISCUSSÃO – A compra do terreno vem sendo discutida há algumas semanas pelos deputados, inclusive pelos oposicionistas que questionaram a origem dos recursos e casos de litígio na Justiça por conta da propriedade do terreno. Porém, de acordo com o líder governista, Romanelli, o entrave judicial está resolvido e não deve representar futuras retaliações por parte das famílias que atualmente ocupam a área. A construção do novo Centro Judiciário já foi tratada pelos deputados, que aprovaram uma receita suplementar de R$ 254 milhões para que o governo estadual pudesse executar a obra, que deve ser onde antigamente funcionava o presídio do Ahú.
Notícias Relacionadas
18:12
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
17:14
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia mais
15:10
Audiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia mais
11:29
Paraná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia mais