Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Associações de atendimento ao autismo enfrentam dificuldades

A especialista Elizabete Pereira é uma das convidadas dessa audiência pública. Ela vai falar sobre os desafios para constituir e manter entidades que prestam apoio.

Na manhã de terça-feira (2), às 9 horas, a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) realiza o 1º Fórum Estadual de Entidades Ligadas à Causa do Autismo, evento que objetiva difundir o conhecimento sobre a síndrome neuropsiquiátrica. A iniciativa, do deputado Marcio Pacheco (PDT) com o apoio do gabinete do senador Flávio Arns (REDE), contará a palestra da especialista, a advogada Elizabete Pereira, que falará sobre os trâmites para se constituir e manter associações de apoio.

“Muitas vezes é mais interessante procurar se associar a instituições que já prestam essa assessoria e atendimento”, explica a pesquisadora. De acordo com ela, todas as etapas para que as associações se tornem de fato efetivas devem ser honradas. Dá-se, por exemplo, a necessidade de se cumprir o que está previsto nos estatutos, como a recondução das diretorias nos prazos pré-definidos, ou a obtenção de todos os alvarás junto às prefeituras. A atenção a estes passos básicos pode garantir sucesso na conquista dos títulos de utilidade pública, municipais e estaduais, ou a participação nos editais de captação de recursos específicos, como explicará Elizabete Pereira na palestra. “Quando se fecha uma associação, é preciso que se encerrem todas as pendências dela, como parcerias com órgãos do Poder Público. São ações que evitam problemas e estimulam a continuidade do trabalho”, afirma.

Especialistas – O evento, uma audiência pública em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo – data criada em 2007 – contará com a participação de médicos e especialistas, pais e familiares de indivíduos portadores da síndrome. “Queremos reunir essas entidades, que fazem um trabalho muito importante, para debater a criação de mais ferramentas para que os municípios e o próprio Governo do Estado possam estabelecer políticas de atendimento voltado a esse público”, ressalta o deputado Marcio Pacheco.

A TV Assembleia acompanhará toda a programação com transmissão ao vivo e entrevistas com os convidados antes dela ser iniciada, no Plenarinho da Alep. A íntegra da reunião será transmitida ao vivo também pelo Facebook (https://www.facebook.com/assembleialegislativapr).

*A Assembleia Legislativa do Paraná promove nesta semana, em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma série de eventos e discussões sobre o tema (Leia mais aqui no site).

 

 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação